Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Campanha contra abandono de animais contribui para prevenção de doenças em SP

Secretaria de Meio Ambiente lança ação inédita para impedir a prática de abandonos de animais em parques estaduais
 
Campanha contra abandono de animais contribui na prevenção de doenças em SP, atenta zootecnista e coordenadora do projeto Cão Cidadão da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Luiza Poiatti. Nesta quinta-feira (4), em busca de coibir o abandono de animais, problema que afeta a maiorias dos parques estaduais, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) promove o lançamento de uma série de placas de conscientização sobre o abandono.
 
Segundo a especialista, "a importância da campanha recai, principalmente, sobre a questão sanitária. Esses animais abandonados podem ser um veículo de transmissão de doenças, o que a gente chama de zoonoses. São doenças que são adquiridas pelos animais e podem ser transmitidas ao homem e vice-versa", afirma.
 
Poiatti alerta para o fato de existirem algumas regiões endêmicas para doenças. Segundo ela, um exemplo de doença que pode ser transmitida é a leishmaniose. "Os animais abandonados ao contraírem o protozoário Leishmania, podem se transformar num foco de transmissão de doenças que podem passar para uma transmissão humana", diz.

Campanha
O material compreende 20 placas de caráter educacional que destacam o aspecto legal do abandono, considerado crime por ser uma cruel forma de maus-tratos a animais. Elas serão dispostas nos principais acessos aos parques e em pontos críticos de abandono, segundo levantamento dos grupos voluntários. Das 20 placas, 12 serão instaladas no Parque Estadual Alberto Löfgren, principal palco de atuação dos grupos protetores dos animais, quatro no Parque Villa-Lobos e as outras quatro aguardam definição. Outras áreas naturais, da capital e do interior, serão contempladas nos meses seguintes e durante o próximo ano.
 
Além das placas, a SMA confeccionou 100 mil folhetos " Abandono de animais nos parques" para dar continuidade à distribuição nos parques estaduais e conscientizar funcionários e visitantes. Todo esse material, desenvolvido pelo setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as entidades protetoras em março de 2012, faz parte das ferramentas utilizadas pela SMA para colaborar com o combate ao abandono.
 
"Se a pessoa não pode ficar mais com o animal, faça um doação. Procure levar num abrigo ou centro de zoonoses do município", conclui a coordenadora.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário