Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ficar sentado por muito tempo favorece doença renal crônica

Sedentarismo aparece como um dos principais fatores de risco para o problema
 
Estudos já associaram o ato de ficar sentado por longos períodos a um risco maior de desenvolver diabetes, de sofrer um ataque cardíaco ou mesmo ter alguns tipos de câncer. Agora, uma nova pesquisa aponta que o hábito também favorece doença renal crônica, especialmente em mulheres. A descoberta foi publicada na edição de outubro do periódico American Journal of Kidney Diseases.
 
Para chegar a essa conclusão, seis mil adultos forneceram informações sobre o tempo que passavam sentados diariamente e a regularidade com que praticavam exercícios físicos. Aqueles que ficavam na posição menos tempo apresentaram um risco reduzido de desenvolver doença crônica renal, independentemente de praticarem exercícios ou estar acima do peso.
 
Os resultados apontaram ainda que as mulheres são as que mais devem se preocupar com o problema. Isso porque exercícios moderados, como uma caminhada de 30 minutos por dia, foram associados a um risco reduzido de desenvolver o problema em homens, mas não em mulheres. Eles descobriram ainda que aquelas que relataram permanecer menos de três horas por dia sentadas apresentaram uma probabilidade 30% menor de desenvolver doença renal crônica do que aquelas que disseram passar mais de oito horas em suas cadeiras.
 
Estima-se que um em cada 10 adultos tenha doença renal. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue, removendo impurezas que serão eliminadas através da urina. Quem apresenta doença renal crônica não consegue realizar o processo, o que caracteriza um quadro de insuficiência renal. Essas mesmas pessoas apresentam risco aumentado de ter problemas de coração, anemia e doenças ósseas.
 

Muito tempo sentado prejudica...

A coluna: permanecer muito tempo na cadeira pode prejudicar a colina vertebral, já que os discos intravertebrais - responsável pelo amortecimento do impacto - ficam pressionados. Isso pode levar a uma inflamação dos nervos, ocasionando dores de coluna.
 
A circulação sanguínea: quando estamos sentados, há compressão dos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação de sangue pelo corpo. Consequentemente, oxigênio, nutrientes e hormônios não são bem distribuídos, podendo causar cansaço e fadiga.
 
O metabolismo: ficar parado desacelera o metabolismo, diminuindo a queima de calorias pelo corpo. Associado a outros fatores, isso pode levar ao ganho de peso e, em situações mais extremas, à obesidade.
 
Para evitar esses e outros problemas, faça pequenas pausas no trabalho, vá buscar um copo de água e faça alongamento a cada hora.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário