Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Melhor remédio para dor de cabeça é a atividade física, diz neurologista

Medicamentos com poder analgésicos usados com objetivo de conter a dor insuportável de cabeça não bastam pra você? Calma, porque seu problema pode acabar com uma rotina diária de exercícios físicos. Para especialista, as práticas regulares das atividades podem diminuir a frequência de crises e intensidade das dores.
 
Os exercícios físicos têm o poder de liberar neuro-hormonios como a endorfina e epinefrina, e eles estão diretamente ligados à diminuição da dor. Entretanto não basta somente realizar as atividades, é preciso saber quais exercícios específicos são indicados para o seu problema.
 
Segundo especialistas, os consultórios médicos recebem diariamente as reclamações de mulheres que estão em tensão pré-menstrual ou aquelas com estresse. E nesses casos, há uma diminuição bem expressiva quando são medicados com fitness.
 
De acordo com a neurologista Carla Jevoux, da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a prática regular de atividade física reduz as dores de fortes para moderadas. “No caso específico das cefaleias tensionais, os exercícios atuam sobre a contração dos músculos pericranianos resultando na melhora das dores”, explica a especialista.
 
A neurologista ainda explica que em casos de dores tensionais, que não são de origem genética, os resultados com exercícios são mais benéficos. Entretanto quando ocorre a enxaqueca é preciso tomar cuidado. “Realizar atividades durante as crises tende a agravar as dores e torná-las mais dolorosas. Entretanto, um cotidiano mais ativo também tende a tornar esse tipo de dor de cabeça mais fraco e episódico”.
 
“Com esse resultado, é importante lembrar que procurar um médico é essencial para um melhor resultado, já que é preciso saber que tipo de exercício pode contribuir com as dores de cabeça”, saliente a tutora do Portal Educação, profissional de educação física Bruna Morais.
 
O fato de liberar endorfinas com a prática da atividade já é um passo decisivo, principalmente para aquelas mulheres que apresentam uma mudança repentina de humor. Entre os benefícios dos exercícios ainda estão a melhora na autoestima e a sensação de controle sobre a dor.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário