Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Equipe cria rato transgênico capaz de melhorar testes de drogas contra Alzheimer

Mary Jo Ladu, líder do estudo, e o pesquisador Leon Tai.Modelo imita a genética da doença humana da forma mais fiel do que qualquer um dos disponíveis atualmente
 
Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, desenvolveram um novo camundongo transgênico que carrega um gene humano conhecido por aumentar o risco de Alzheimer em 15 vezes. O modelo imita a genética da doença humana da forma mais fiel do que qualquer um dos modelos existentes nos dias de hoje.
 
Segundo os pesquisadores, o modelo pode ser mais eficaz para o teste de drogas candidatas para prevenir ou tratar a doença.
 
O modelo é um cruzamento entre um rato transgênico existente de Alzheimer e um camundongo portador de apoE humano, gene que em uma de suas três variantes, apoE4, é o maior fator de risco genético para a doença de Alzheimer na população humana.
 
 
A líder do estudo Mary Jo LaDu afirma que a proteína beta amiloide é conhecida como a base da doença e um componente essencial das placas observadas em cérebros de pacientes com Alzheimer. Mas, além de aglutinação para formar as grandes placas visíveis, a molécula também é encontrada em agregados menores e solúveis chamados oligômeros, que podem ser a causa real da doença.
 
"Embora por muito tempo pensou-se que placas amiloides podem causar a morte das células nervosas vista na doença de Alzheimer, os pesquisadores agora acreditam que a neurotoxicidade pode estar nas formações oligoméricas menores", afirma LaDu.
 
No entanto, os pesquisadores ainda enfrentavam um obstáculo antes que pudessem testar sua hipótese sobre o papel da beta amiloide oligomérica. "Existem poucos métodos para detectar as diferentes formas de agregados beta amiloide", destaca Leon Tai.
 
Assim, a equipe desenvolveu um anticorpo monoclonal altamente específico que lhes permitiu testar apenas a forma específica oligomérica da proteína.
 
Este anticorpo monoclonal novo, juntamente com o novo modelo de rato, permitiu aos pesquisadores identificar os primeiros acúmulos de beta amiloide e as diferenças relacionadas com as formas variadas de apoE.
 
Os resultados mostraram que ratos transgênicos com apoE4 tiveram aumento na forma oligomérica de beta amiloide em comparação com ratos que transportam as outras versões mais benignas de apoE. "Assim, camundongos transgênicos anteriores sem esta interação foram modelos pobres", afirmam os pesquisadores.
 
Além disso, se a beta amiloide oligomérica é a causa da doença, então também é o marcador mais adiantado da doença. Assim, o novo modelo oferece uma imagem clara dos efeitos terapêuticos sobre a causa da doença, o que não é possível com os métodos e os modelos atualmente disponíveis.
 
"Mais do que apenas um fator de risco de Alzheimer, pacientes com apoE4 muitas vezes respondem de forma diferente à terapêutica em ensaios clínicos, em muitos casos negativamente. No entanto, o teste pré-clínico composto em modelos de ratos transgênicos que expressam apoE humano não foi possível até agora", ressalta Tai.
 
A equipe agora está trabalhando para desenvolver e testar novos compostos que eles acreditam que podem beneficiar todos os pacientes com Alzheimer.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário