Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Produto natural produzido por algas marinhas pode auxiliar reabilitação pós-AVC

Composto produzido naturalmente por algas marinhas estimula crescimento de células nervosas
Composto produzido naturalmente por algas marinhas
estimula crescimento de células nervosas
Composto foi capaz de estimular o crescimento de células nervosas e a plasticidade de neurônios de ratos
 
Cientistas da Creighton University, nos EUA, descobriram que o brevetoxin -2 , composto produzido naturalmente por algas marinhas, estimula o crescimento de células nervosas e a plasticidade de neurônios de ratos em cultura.
 
A pesquisa sugere que o composto pode ser usado como novo tratamento para ajudar na recuperação da função cerebral após acidente vascular cerebral (AVC) ou outras lesões traumáticas.
 
 
"Nossa pesquisa sugere que compostos como brevetoxin-2 podem aumentar a plasticidade do cérebro proporcionando reparação neural para pacientes que sofreram AVC. Se esse resultado puder ser confirmado em estudos com animais e, posteriormente, seres humanos, isso poderia ter um impacto profundo sobre a condição atualmente não tratável", afirma o pesquisador Thomas F. Murray.
 
Altas concentrações de brevetoxin são responsáveis pela floração de algas nocivas conhecidas como ' marés vermelhas' . O fenômeno, carregado de neurotoxina, provoca irritação das vias respiratórias nos seres humanos e paralisia do sistema nervoso central em peixes.
 
Brevetoxin é uma neurotoxina conhecida por ativar células nervosas espontaneamente. Segundo os pesquisadores, é um grande avanço mostrar que este composto que ocorre naturalmente no oceano pode estimular o crescimento de células nervosas em cultura de células de ratos.
 
Um coágulo que restringe o fluxo de sangue para uma área do cérebro provoca um acidente vascular cerebral. Embora o tecido morto não possa ser reanimado, o cérebro pode ser treinado para redirecionar impulsos nervosos para células nervosas vivas próximas.
 
O novo estudo mostrou maior brotamento neuronal, crescimento de axónios e dendritos de uma célula nervosa e também a formação de novas sinapses entre neurônios de ratos em cultura.
 
O AVC é a principal causa de morte nos Estados Unidos com mais de 795 mil pessoas sofrendo um derrame a cada ano, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDCs). O AVC é a principal causa de incapacidade em longo prazo e atualmente não há atualmente nenhum tratamento para reabilitação pós-AVC.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário