Os refrigerantes são considerados vilões de dietas de emagrecimento pelo alto teor de açúcar contido. Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition associou a bebida a casos de acidente vascular cerebral, o AVC.
Apesar da ligação não ser direta, o consumo excessivo de refrigerantes e bebidas açucaradas acarreta a obstrução de artérias, o que implica em casos de AVC. A descoberta foi liderada por um especialista da Osaka University, no Japão.
Os participantes chegaram a quase 40 mil pessoas, respondendo um questionário sobre saúde, dieta e estilo de vida no ano de 1990, 1995 e 2000. Os voluntários foram divididos em 4 grupos que vão do consumo raro ao consumo diário de refrigerantes e sucos com adição de açúcar. Pessoas que sofreram de doenças cardíacas ou AVC foram rastreadas entre o início do estudo e 2008. As informações importantes foram reveladas pelo público do sexo feminino. As mulheres que ingeriam essas bebidas quase todos os dias apresentaram um risco 83% maior de sofrer um derrame. Entre o público masculino, não se conseguiu estabelecer nenhuma relação da bebida com o AVC.
A ingestão de refrigerantes é condenada pelos nutricionistas e médicos por serem bebidas de calorias vazias, ou seja, que não fornecem qualquer nutriente ao organismo. Eles ainda são ricos em açúcar, sódio e corantes, elementos que precisam ter ingestão limitada na dieta. Quem busca hidratação, a melhor opção é a água, que não apresenta calorias e hidrata o corpo naturalmente.
Água de coco também é uma boa opção de hidratação, principalmente em dias de calor intenso. Apesar de ser saudável e apresentar um agrado ao paladar, fique atento às 40 calorias que um copo de 200ml contém. Sucos naturais são uma boa pedida, que vem logo após a água como opção de hidratação ao organismo. Além de água, os sucos fornecem carboidratos, vitaminas e minerais.
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário