Já reparou que tem pessoas que enfrentam as mudanças climáticas sem pegar uma gripe ou resfriadinho sequer. Tais pessoas, com alta imunidade, têm um ponto em comum: um regular funcionamento do intestino.
É neste órgão que se concentra 90% de nossa imunidade, onde ocorre nossa maior produção de anticorpos. Prisão de ventre ou diarreia, ou fezes secas, tipo bolinhas, sem o aspecto de uma banana, são sinais de que o intestino não anda funcionando bem.
Além do médico, o tipo de alimentação é fundamental para manter a saúde do intestino. Nossa flora intestinal é formada por bactérias que ao se ploriferarem demais causam doenças.
Existem as probióticas, consideradas bactérias do bem, que garantem uma boa digestão, produzem vitaminas, ajudam a manter os níveis de colesterol, desintoxicam o organismo, a atuam no aumento da imunidade.
Para fazer com que essas bactérias prebióticas se multipliquem, precisamos de ingerir fibras como cebola, alho, trigo, mel e cevada.
A polpa da banana verde também é uma excelente fibra prebiótica, assim como alho poro, alcachofra e aspargos representam a inulina, outra representante desse tipo de fibra.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário