Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Gel permite entregar remédios e células-tronco no organismo através de injeção

Tecnologia biocompatível será útil para aplicações clínicas, como terapia celular, engenharia de tecidos e imunoterapia
 
Bioengenheiros da Harvard University, nos EUA, desenvolveram uma esponja à base de um gel que permite entregar medicamentos e células-tronco diretamente no organismo de forma segura.
 
A esponja pode ser moldada em qualquer forma, preenchida com medicamentos ou células-tronco, comprimida a uma fracção do seu tamanho e entregue através de injeção. Uma vez dentro do corpo, ela volta à sua forma original e libera gradualmente a carga no alvo.
 
A tecnologia biocompatível consiste em um ' kit de cura' que pode ter aplicações terapêuticas minimamente invasivas, incluindo na medicina regenerativa.
 
"O que criamos é uma estrutura tridimensional que pode ser utilizada para influenciar as células no tecido circundante e, talvez, promova a formação de tecido", explica o investigador principal, David J. Mooney.
 
Segundo os pesquisadores, a aplicação mais simples é quando você quer volume. "Se você quer introduzir algum material no corpo para substituir o tecido que foi perdido, essa técnica seria a ideal. Em outras situações, podemos usá-la para o transplante de células-tronco, caso estejamos tentando promover a regeneração do tecido, ou transplantar células do sistema imunológico, se estamos olhando para a imunoterapia", explica Mooney.
 
Composta principalmente de alginato, geleia de algas de base, a esponja injetável contém redes de grandes poros, que permitem que os líquidos e as moléculas grandes facilmente fluam através dela.
 
Mooney e sua equipe demonstraram que as células vivas podem se unir às paredes desta rede e serem entregues intactas, juntamente com a esponja, através de uma injeção.
 
A equipe de Mooney também demonstrou que a esponja pode conter proteínas grandes e pequenas e medicamentos, os quais são gradualmente liberados conforma a matriz biocompatível começa a se quebrar no interior do corpo.
 
Normalmente, um suporte como este teria de ser implantado cirurgicamente. Os géis podem também ser injetados, mas até agora eles não tinham levado a qualquer estrutura inerente, eles simplesmente fluem para encher o espaço que esta disponível.
 
"Nossas esponjas podem ser projetadas em qualquer tamanho e forma, e injetadas no local como um dispositivo de entrega segura", afirma o autor Sidi Bencherif.
 
Bencherif e seus colegas injetaram esponjas com formatos de quadrados, corações e estrelas através de uma seringa para demonstrar a versatilidade do seu gel.
 
"Estes géis injetáveis serão especialmente úteis para uma série de aplicações clínicas, incluindo terapia celular, engenharia de tecidos, preenchimento dérmico em cosméticos, entrega de medicamentos e imunoterapia", conclui o pesquisador.
 
O próximo passo da equipe é aperfeiçoar a velocidade de degradação da esponja, de modo que ela se decomponha conforme o tecido recentemente crescido a for substituindo.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário