Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Exames: Coronariografia (código da AMB 3.09.11.07-9)

O que é o exame: consiste no cateterismo seletivo das artérias coronárias (artérias que irrigam o coração), com injeção direta de meios de contraste e realização de radiografias para visualização do fluxo de sangue através do coração.
 
Para que serve: investigação de doenças arteriais coronarianas, como aterosclerose, que podem causar um ataque cardíaco. O exame está indicado em pacientes com angina instável, dor torácica atípica, estenose aórtica ou insuficiência cardíaca inexplicada.
 
Instruções para a realização do exame: antes da coronariografia é feito o cateterismo cardíaco e o paciente recebe um sedativo leve para relaxar. Uma área corporal, geralmente o braço ou a virilha, recebe anestesia local e é feita a inserção de um cateter venoso, que é cuidadosamente conduzido até as artérias do coração.
 
- O paciente não pode comer ou ingerir líqüido 8 horas antes do exame.
 
- Deve ser assinado um termo de consentimento para a realização do exame e informar ao médico episódios prévios de alergia a frutos do mar, reações a materiais contrastados, uso de Viagra e desejo de engravidar.
 
Riscos do exame: a coronariografia carrega riscos levemente maiores que outros exames cardíacos, contudo é um teste bastante seguro se realizado por uma equipe experiente. Os riscos do procedimento incluem: arritmias cardíacas, tamponamento cardíaco, trauma arterial causado por hematoma, hipotensão arterial, reação ao meio de contraste, hemorragia, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. O material de contraste pode afetar os rins particularmente em pacientes diabéticos.
 
Considerações: nos casos em que se encontra um bloqueio nas coronárias, o médico pode realizar uma intervenção coronariana percutânea para a desobstrução.
 
Fontes:
- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.
 
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário