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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Reter talentos: Como os hospitais Alemão Oswaldo Cruz e 9 de Julho engajam médicos?

Não basta encontrar os melhores profissionais, é preciso engajá-los nos negócios da instituição. Conheça os pilares trabalhados pelos hospitais Alemão Oswaldo Cruz e 9 de Julho para atrair os médicos
 
Indiscutivelmente a gestão da saúde está em pleno amadurecimento e os médicos são participantes fundamentais desta tendência, afinal, de certa forma, eles são os maiores responsáveis pela entrada de pacientes na unidade hospitalar. As instituições, cada vez mais, clamam pelo engajamento desse profissional em prol da melhor produtividade e efetividade da assistência. Entretanto, a formação médica ainda é estritamente técnica e científica e, diante disso, os hospitais têm um enorme desafio: como engajá-los em processos de qualidade e controle de custos?
 
Para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista, considerado de excelência pelo Ministério da Saúde, diálogo, transparência e participação em decisões relativas a serviços assistenciais são pilares importantes para o envolvimento dos profissionais, estratégia colocada em prática na instituição desde 2008.
 
“No primeiro momento, o médico vê como interferência em sua atuação, mas é preciso insistir, dialogar e provar a total transparência. No Oswaldo Cruz, o médico tem acesso integral em relação aos preços dos serviços por exemplo”, explica o superintendente operacional do HAOC, Paulo Bastian.
 
Com um corpo clínico de 5.200 médicos, incluindo mais de 100 contratados e o restante de credenciados,o hospital percebeu que a remuneração variável, uma espécie de bônus anual, para os celetistas e o pagamento por performance para o grupo que compõe o corpo clínico aberto foram meios de melhor remunerá-los e incentivá-los a serem parceiros da instituição.

Aproximadamente 20% da receita do hospital, o equivalente a R$ 90 milhões, previstos para 2012, são provenientes dos serviços anualmente remunerados por desempenho. Para isso, os médicos devem cumprir adequadamente os protocolos, os registros nos prontuários e metas de qualidade. E os médicos apenas compartilham os resultados positivos.
 
Os profissionais que possuem relação empregatícia com o Oswaldo Cruz também devem cumprir uma série de metas, estabelecidas em comum acordo, para receberem a remuneração variável anual. Entre elas: índice de satisfação dos clientes; resultado operacional; geração de caixa e certificação dos programas de qualidade, entre outras.

Vantagens de ser parceiro
Além da avaliação por desempenho, outros aspectos são importantes para que o profissional reconheça as vantagens de ser um parceiro: comparação de desempenho de indivíduos e equipes; valorização de contribuições; critérios bem definidos de remuneração mediante participação em resultados; identificação de lideranças chaves; e possibilitar capacitação e desenvolvimento profissional (educação e pesquisa).
 
De acordo com Bastian, os médicos ajudam a controlar os lançamentos, evitando erros nas contas hospitalares. Desde a implementação do programa, o prazo de recebimento das faturas médicas no Oswaldo Cruz caiu de 121 dias para 85, e as glosas que eram de 6%, atingiram uma média de 0,37%. “Nos últimos 3,5 anos a receita dos serviços onde os médicos recebem por desempenho cresceu significativamente, ficando acima da inflação e a satisfação do cliente está em 95%”, ressalta.
 
Como é no Hospital 9 de Julho
A pessoa certa, na hora e no lugar certo. Esta é a definição que exprime o desafio da gestão de talentos para muitos líderes de Recursos Humanos, mas, na saúde, atrair profissionais vai muito além desta premissa. Não basta encontrar o perfil ideal, o ponto é mantê-lo engajado na instituição.
 
A prática médica e a segurança do ambiente de trabalho são pilares considerados essenciais pelo Hospital 9 de Julho. Lá, a estrutura é composta por alguns profissionais que atuam diariamente na instituição não apenas como médicos, mas também como diretores administrativos responsáveis pela gestão hospitalar – com participação nas definições de protocolos e políticas.
 
“Como decorrência desses pilares estão os programas de acreditação conquistados pelo 9 de Julho, sendo dois internacionais e um local, além de todos investimentos em protocolos e equipamentos”, considera o diretor geral da instituição,Paulo Curi. “Estou certo de que os principais itens para atração médica são a segurança assistencial e do atendimento ao paciente.”
 
A instituição tem em média 4 mil profissionais cadastrados. Destes, 1, 4 mil médicos atuantes e foi para eles que, somente no último ano, o hospital investiu cerca de US$ 6 milhões em equipamentos.
 
A ideia do 9 de Julho é colocar à disposição desses profissionais, tecnologia de ponta e, para isso, novos investimentos estão em planejamento tanto para procedimentos minimamente invasivos quanto no centro cirúrgico. “Cada vez mais daremos condição para que o médico pratique medicina com segurança e agilidade”, pontua.
 
Retenha os talentos:
 
1. Investimento em tecnologia de ponta: os profissionais qualificados se sentem atraídos por empresas que possam prover mais oportunidade de desenvolvimento do que o nível em que se encontram.
 
2. Salário: empresas com bom orçamento tendem a oferecer melhores pagamentos.
 
3. Autonomia: para que as pessoas possam participar ativamente dos projetos em que estão inseridas.
 
4. Cumprimento de promessas: seja em salário ou em oportunidades de crescimento.
 
5. Gestão transparente: líderes devem manter diálogo com a equipe.
 
Fonte: Robert Half
 
Fonte SaudeWeb

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