Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cade aprova, com restrições, compra de dois hospitais pela Rede D’Or

As aquisições autorizadas foram do Centro Hospitalar São Marcos, no Recife (PE), e da Vivalle Serviços de Saúde, em São José dos Campos (SP). Ambas devem seguir cláusulas de não-concorrência
 
A Rede D’Or recebeu, nesta quarta-feira (7), autorização do plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição do controle do Centro Hospitalar São Marcos, no Recife (PE), e da Vivalle Serviços de Saúde Ltda., em São José dos Campos (SP). As duas operações foram aprovadas com restrições às cláusulas de não-concorrência.
 
No caso do Centro Hospitalar São Marcos foram examinados os possíveis efeito nos mercados relevantes de hospitais gerais e planos de saúde. Para hospitais gerais, o conselheiro relator, Eduardo Pontual Ribeiro, concluiu que a concentração de leitos decorrente da operação passará de 7,7% para 13.1%, insuficiente para indicar potenciais efeitos anticompetitivos.
 
No que se refere ao mercado de planos de saúde, não se vislumbrou integração vertical decorrente da operação, já que o Grupo D’Or oferta planos de saúde em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, mas não na cidade do Recife.
 
O relator determinou que sejam alteradas as cláusulas de não-concorrência nas dimensões espacial e temporal, fixando o prazo de 30 dias para a comprovação do cumprimento das restrições.
 
No caso da Vivalle Serviços de Saúde, o conselheiro relator, Elvino de Carvalho Mendonça, definiu como mercados relevantes da operação os de hospitais gerais e serviços de apoio à medicina diagnóstica. No primeiro constatou que a Rede D´Or ingressa no mercado de hospitais com participação inferior a 20%, percentual que não lhe confere posição dominante.
 
Já no que se refere ao serviço de apoio à medicina diagnóstica, no mercado de densitometria óssea, a Rede D’Or passa a deter posição dominante com a operação. Quanto à cláusula de não-concorrência, a Rede D’Or fez os ajustes determinados pelo relator na dimensão geográfica.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário