Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sintomas da TPM atingem mulheres que não menstruam

Inchaço, dor de cabeça, seios doloridos, sensação de cansaço, irritação extrema e cólicas de tirar o fôlego. Você provavelmente já deve conhecer bem os sintomas da famosa - e muitas vezes cruel - tensão pré-menstrual, não é mesmo?
 
O que provavelmente não sabe é que esse fardo, em muitos casos, ainda persiste mesmo quando já não há mais menstruação. Ao contrário do que muita gente pensa, a mulher que para de menstruar, seja por opção, devido à menopausa ou até pela retirada do útero, pode continuar tendo de enfrentar o tormento causado pela oscilação hormonal.
 
Isso acontece porque a interrupção da menstruação realizada em mulheres que desejam se livrar dos incômodos da TPM se dá por meio de métodos, como a injeção trimestral de progestogêneo, das pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, do DIU de progesterona (pequeno dispositivo de plástico flexível em forma de T) ou do implante subcutâneo (bastonete flexível que libera doses mínimas diárias de progestogênio). No entanto, eles não garantem 100% de eficácia contra os sintomas da tensão pré-menstrual.
 
Segundo ginecologistas, estas intervenções são uma tentativa para evitar que a TPM castigue demais a mulher e não uma garantia de que ela desapareça completamente. Além disso, esses métodos também podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, ganho de peso e retenção de líquido. Por isso, existe a chance de que a mulher pare de menstruar, mas acabe enfrentando alguma indisposição. “O organismo passa por uma carência de hormônios muito grande”, explica a Dra. Nilma Antas Neves ginecologista e professora de ginecologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Menopausa e TPM
A menopausa é marcada por sintomas psicológicos e hormonais, além do fim do período fértil da mulher. Nesta fase da vida, além dos sintomas comuns causados pelo fim da menstruação, como os famosos calores e suadouros, as mulheres podem enfrentar também alguns velhos incômodos. “Dores de cabeça e alterações constantes de humor também podem ser sintomas da TPM sentidos durante a menopausa. Nesses casos, a melhor forma de acabar com o problema é a reposição hormonal, que irá restituir os hormônios e diminuir os efeitos desse desequilíbrio”, alerta Dra. Nilma.
 
TPM mesmo sem útero
As cirurgias de útero são bastante comuns, principalmente em mulheres com miomas. Quando isso acontece, a grande maioria deve imaginar que a TPM vira coisa do passado. Mas, em alguns casos, não é bem assim, não. “Quando a mulher retira o útero, mas mantém os ovários, a TPM pode continuar normalmente, mesmo sem a menstruação, porque são os ovários que produzem os hormônios”, diz a Dra. Nilma. Para evitar o problema, a melhor alternativa, segundo a médica, é aderir às pílulas anticoncepcionais que bloqueiam a oscilação hormonal responsável pela TPM.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário