Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aprenda a se livrar do excesso de timidez

Ter facilidade de comunicação e bom posicionamento frente ao público não é privilégio de todos. Algumas pessoas nascem ou desenvolvem timidez ao logo da vida e, apesar de, algumas vezes, até parecer charme essa postura, ela pode prejudicar a carreira profissional e o contato direto com outras pessoas.
 
A timidez não pode ser considerada um distúrbio ou problema social, mas em exagero deve ser tratada. “A dica é reparar no que os outros dizem sobre sua vergonha e perceber se isso atrapalha a vida acadêmica, profissional ou em outros setores”, avalia Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo.
 
Isso porque a timidez em excesso impede que a pessoa estabeleça contato com outras. Em público, ainda faz com que ela não se manifeste em situações importantes, como no caso de dúvidas durante uma aula na universidade. É por isso que, de acordo com a psicóloga, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional e descobrir uma alternativa para vencer essa barreira o quanto antes.
 
Como a pessoa pode se prejudicar
Algumas pessoas são tímidas, mas isso não impede que elas conversem com outras e realizem normalmente atividades no trabalho, na faculdade ou na família. Mas para aqueles envergonhados em excesso, o contato direto com outro causa uma espécie de pânico. O problema dessa timidez é a falta de comunicação justamente em uma época em que ela é um dos pilares do sucesso profissional.
 
Ao perceber uma dificuldade grande em se comunicar, falar em público ou tirar dúvidas em sala de aula é preciso atenção. “O indivíduo sabe que deve buscar ajuda quando tem uma motivação interna para isso. Isso acontece quando recebe um retorno dos outros dizendo que a timidez o atrapalha ou quando há resultado concreto negativo relacionado à sua timidez”, esclarece Rita.
 
O que fazer para libertar-se da vergonha
De acordo com a psicóloga, o ideal é procurar um profissional e entender qual o seu grau de timidez e o que pode ser feito. Aulas de teatro, por exemplo, são extremamente benéficas. “A capacidade de improviso desenvolvida nessas aulas é positiva para uma pessoa tímida que normalmente tem dificuldade em falar em público e acaba esquecendo o que precisava dizer”, diz Rita.

Forçar o contato com outras pessoas é fundamental. Praticar dança, por exemplo, também pode ser muito benéfico. Além disso, esportes coletivos são ótimas pedidas. Jogar futebol, basquete ou vôlei exige que a equipe interaja, motivando a competitividade e tornando mais fácil o contato do tímido com os colegas.
 
Talvez não seja só timidez
Quando é necessário estabelecer contato com alguém ou falar em público e o indivíduo sente sudorese, taquicardia, tremor e até uma sensação de desmaio, além da timidez, seu quadro pode estar associado a algum distúrbio. “Nesses casos, é essencial buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, já que pode ter síndrome do pânico, por exemplo. Às vezes, além da ajuda contra a timidez é necessário alguma medicação ou tratamento contra o distúrbio”, alerta Rita.
 
Timidez também afeta celebridades. Confira a galeria de fotos de famosas consideradas tímidas.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário