Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quem nasce no verão tem menos chances de ser bem sucedido

Pelo menos se você nasceu na América do Norte. Um estudo canadense mostra que pessoas que nascem entre os meses de junho e julho – quando é verão naquele hemisfério – têm menos chances se tornarem diretor-executivo de uma empresa.
 
Pesquisadores da Universidade de British Columbia analisaram dados de 375 chefes-executivos (CEOs) de grandes empresas norte-americanas a partir do ranking Fortune 500, e descobriram que as pessoas nascidas entre março e abril representavam 12,53% e 10,67% da amostra, respectivamente. Já os nascidos entre junho e julho representavam apenas 6,13% e 5,87% da amostra, respectivamente.
 
Os pesquisadores defendem que os bebês nascidos no verão sofrem do chamado “efeito data de nascimento”, que está relacionado com o ano escolar americano. Segundo Maurice Levi, coautor do estudo, este fenômeno é fruto da forma como as crianças são agrupadas por idade na escola.
 
Nos Estados Unidos, a data limite para admissão escolar é entre os meses de setembro e janeiro. Ou seja, aqueles nascidos entre junho e julho eram os mais novos em sua classe durante a escola, e os nascidos em março e abril eram os mais velhos (levando em conta que as crianças nascidas nos meses próximos aos “pontos de corte” foram adiantadas ou aguardaram o próximo ano).
 
“As crianças mais velhas dentro da mesma classe tendem a se sair melhor do que as mais jovens, que são intelectualmente menos desenvolvidas”, explica Levi. “O sucesso inicial é muitas vezes recompensado com cargos de liderança e oportunidades de aprendizagem enriquecidas, levando a vantagens futuras que são ampliadas por toda a vida”.
 
No estudo, publicado no periódico Economics Letters, o autor sugere que a forma como o sistema escolar agrupa os alunos por idade pode afetar o seu sucesso ao longo da vida. “Poderíamos estar excluindo alguns dos melhores talentos do mundo dos negócios simplesmente por inscrevê-los na escola muito cedo”, conclui.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário