Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fazer xixi demais ou de menos pode revelar doenças

A análise da frequência, volume e cor da urina do paciente
pode apontar para diagnóstico de diversas doenças nefrológicas
Volume e cor da urina podem apontar para diagnósticos de infecção renal, pedras nos rins, tumores, e até mesmo diabetes
 
A análise da frequência, volume e cor da urina do paciente pode apontar para diagnóstico de diversas doenças nefrológicas. Isso inclui desde infecção e pedras nos rins até a presença de tumores, falência dos rins e, inclusive, diabetes — quanto o doente sente uma espécie de urgência urinária. Mas como saber se você está fazendo xixi demais ou de menos?
 
De acordo com o médico Paulo Campana, patologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, problemas relacionados ao trato urinário geralmente apresentam sintomas em estágio avançado. Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros.
 
— Quando um paciente elimina um volume de urina superior a dois litros por dia é necessário checar se ele está ingerindo, proporcionalmente, muito líquido ou se está fazendo uso de diuréticos — comenta o médico.
 
Conforme Campana, o álcool e a cafeína também podem ter ação diurética. Outra possibilidade é acusar uma taxa elevada de açúcar no sangue, indicando o diabetes. Em alguns casos, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou irritada. O diagnóstico mais comum, até para os casos de urinar pouco, é de infecção urinária.
 
— Em casos mais raros, também pode indicar um tumor. Daí a importância de fazer os exames necessários para obter um diagnóstico detalhado e assegurar um tratamento adequado — recomenda Campana.
 
Para o especialista, essa avaliação mais criteriosa do paciente contribuirá para um diagnóstico preciso. Alguns pacientes com doença renal crônica apresentam sintomas não específicos, como perda de apetite, sensação de cansaço, náuseas e até mesmo coceira generalizada. Outros sintomas já são mais assertivos, como dor nos flancos, inchaço das pernas e pés, ou ainda problemas urinários.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário