Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Atividades profissionais estão ligadas ao aparecimento de câncer

voce esta na profissao certa Atividades profissionais estão ligadas ao aparecimento de câncerDe acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 20 mil pessoas irão desenvolver câncer devido ao seu tipo de trabalho.

O estudo revela que entre as áreas de atuação que apresentam maior risco para o aparecimento da doença estão beleza, aviação, química e farmácia. Entre os fatores de risco, o mais comum é o contato com substâncias tóxicas que podem aumentar as chances de desenvolvimento de tumores no pulmão, no fígado, na pele e na laringe, dentre outros.
 
“Existem 19 tipos de cânceres que estão relacionados com o trabalho. Nestes casos, é importante que a empresa informe os empregados sobre os riscos, além, é claro, de fornecer todos os equipamentos de segurança necessários, como luvas, máscaras e demais materiais”, informa o oncologista, Volney Soares Lima. O contato com substâncias tóxicas é o principal responsável pelo desenvolvimento dos tumores relacionados à ocupação. Em relação ao tratamento, o especialista acrescenta que quanto mais dados o paciente fornecer para o oncologista no momento da consulta mais completo será o tratamento e o acompanhamento da doença. “É fundamental que o paciente informe as condições de trabalho para que o médico faça melhor detalhamento da doença e até mesmo indicação das possíveis causas”, explica Soares.

Prevenção como foco Devido ao grande número de pessoas com câncer relacionado ao trabalho, o médico destaca a importância de informar os trabalhadores e até mesmo as empresas sobre as formas de prevenção. Importante também ressaltar que esse deve ser um trabalho contínuo, uma vez que o câncer é uma doença degenerativa e que pode levar anos para se desenvolver. Clínicas desenvolvem um projeto pioneiro de prevenção realizado dentro das empresas para evitar o aparecimento do câncer relacionado ao trabalho. O programa consiste em avaliação das condições de trabalho e levantamento dos fatores de risco, informação continuada aos trabalhadores através da internet, cartilhas e palestras bem como atendimento aos funcionários expostos a fatores de riscos.
 
“Esse projeto tem como objetivo levar até as organizações informações sobre como é possível prevenir a doença no dia a dia, seja em empresas com risco da doença ou em outras que não ofereçam risco direto para os funcionários. Queremos alertar as pessoas também sobre a necessidade de se realizarem exames de prevenção para detecção precoce da doença, observar possíveis sintomas, além de instruí-las em relação a adoção de hábitos de vida saudáveis”, informa o médico.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário