Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cafeína na pele pode contribuir para impedir o aparecimento de câncer

Há aqueles que são enfáticos em dizer que a cafeína faz mal à saúde. E por isso evitam ingerir café, chá-preto, guaraná e refrigerantes. Entretanto, uma pesquisa mostra os lados positivos que a cafeína pode proporcionar ao nosso corpo.
 
De acordo com cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, a cafeína protege os humanos contra a incidência do câncer de pele. O mecanismo foi testado em cobaias e tem como função a proteção em nível molecular.
 
Masaoki Kawasumi, um dos principais autores da pesquisa, modificou ratos geneticamente para reduzir a função da proteína ATR (Telangiectasie d’ataxie, Rad3) em sua pele. Segundo o pesquisador, a ATR desempenha um papel significativo na multiplicação das células da pele danificadas por raios ultravioleta do sol.
 
Com a ação da proteína ATR fortemente reduzida entre os ratos geneticamente modificados expostos aos raios ultravioleta, os tumores de pele se desenvolveram três semanas mais tarde que entre os outros roedores do grupo que serviu de cobaia.
 
Depois de quatro meses de exposição aos raios ultravioleta, os ratos geneticamente modificados apresentaram redução 69% menor de tumores de pele e quatro vezes menor de cânceres agressivos que os demais.
 
Na explicação dos cientistas, as aplicações de cafeína na pele poderiam contribuir para impedir o aparecimento de cânceres. Além disso, a cafeína absorve os raios ultravioleta, agindo como um protetor solar.
 
Para o farmacêutico bioquímico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, embora seja muito importante o estudo, o tratamento utilizado foi tópico. “O artigo não cita uso interno, como estamos acostumados, porém, a concentração de cafeína utilizada na solução aplicada nos ratinhos foi semelhante à contida em nossa xícara diária de café (perto de 36 mg/xícara de café)”, explica o farmacêutico.
 
Ainda de acordo com Ronaldo, não se pode usar café como filtro solar, mas há trabalhos que citam uma redução considerável em casos de certos tipos de câncer de pele com um consumo de 6 xícaras por dia. “Ainda assim, é necessário ponderar antes de tomar café desenfreadamente, pois a cafeína também pode causar gastrite, estresse e inquietação, pois estimula muito o sistema nervoso. Dessa forma, é válida a regra de que tudo que é demais faz mal”, finaliza Costa.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário