Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mulheres são mais propensas a varizes

varizes Mulheres são mais propensas a varizesAs varizes não aparecem somente com o avanço da idade e também não é um problema exclusivamente feminino. Apesar de atingirem quatro vezes mais mulheres e serem quase regra durante a gravidez, as varizes estão presentes em cerca de 30% da população, incluindo os homens.
 
Os médicos afirmam que para evitar as varizes são necessários cuidados preventivos, como por exemplo, não fazer uso precoce de anticoncepcionais, não permanecer muito tempo sentado ou de pé e o sedentarismo. Além da hereditariedade, principal fator de risco para o mal.
 
O cirurgião vascular Daniel Mendes Pinto explica que quem tem parentes com varizes apresenta o dobro de chances de desenvolver a doença. Segundo ele, a principal causa do surgimento de varizes é a fraqueza da parede das veias, que se dá por origem genética. Obesidade e má postura também podem contribuir para o problema, afirma.
 
As varizes menores têm impacto mais estético, as chamadas varizes calibrosas são sintomáticas e incomodam muito o paciente. O tratamento para esses casos depende do grau da doença.
 
O melhor método depende também da veia a ser tratada. A escleroterapia (injeção de uma solução dentro dos vasos) “seca” a veia, permitindo que ela seja reabsorvida pelo corpo. O procedimento dura cerca de 20 minutos e não exige repouso. Uma aplicação em forma de espuma potencializa o efeito do remédio e pode ser usada com sucesso em varizes de médio calibre.
 
Para as varizes mais grossas, a cirurgia convencional é a mais indicada. Geralmente, é feita com anestesia local, e as varizes são retiradas por meio de pequenos cortes na pele. O paciente pode ficar um dia internado, retomando a rotina em uma semana.
 
Há, ainda, a cirurgia a laser, menos invasiva e recuperação mais rápida. Nesse caso, uma microfibra ótica com laser de iodo é introduzida na veia doente. Ela fecha totalmente as paredes e o organismo desvia o sangue para veias saudáveis.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário