Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Identificados enzima e linfócito que agravam lesões na doença de Chagas

Ambos são produzidos pelo corpo após a infecção pelo parasita Trypanosoma cruzi, responsável pela doença
 
Após 14 anos de estudos desenvolvidos no Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a equipe liderada pela pesquisadora Joseli Lannes aponta o linfócito T CD8 e a enzima óxido nítrico sintase (iNOS) como agravantes da cardiopatia chagásica crônica (CCC), considerada a pior das complicações ocasionadas pela doença de Chagas.
 
A enzima e o linfócito são produzidos pelo corpo após a infecção pelo parasita Trypanosoma cruzi, e suas funções permaneciam incertas para a comunidade científica até então. A descoberta abre caminho para novas alternativas de identificar e tratar o agravamento.
 
A cardiopatia acomete pelo menos um terço dos pacientes em algum momento de suas vidas. Identificar os mecanismos de um agravo que pode levar até três décadas para produzir sintomas é tarefa árdua para pesquisadores da área.
 
Os estudos foram divulgados em artigos nos periódicos científicos PLoS Pathogens e PLoS Neglected Tropical Diseases. A doença de Chagas consta no rol dos agravos considerados pela Organização Mundial da Saúde como negligenciados e atinge, pelo menos, oito milhões de pessoas na América Latina.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário