
Essas são as conclusões de um estudo feito por Jeffrey Inman, da Universidade de Pittsburg. A pesquisa focou os hábitos alimentares fora da rotina dos dias comerciais, ou seja, sem aquelas refeições que são quase um compromisso, com regras claras e definidas, mas sim aquelas onde o havia grande prazer envolvido. Os resultados foram publicados no periódico Journal of Public Policy & Marketing.
A qualidade e a quantidade de comida ingerida nessas datas especiais, afirma o pesquisador, são maiores que nos dias normais da semana: um aumento de aproximadamente 2%, por dia de feriado, da gordura e um decréscimo de 1,6% no consumo de carboidratos. Em média, as pessoas consomem até 115 kcal a mais por dia, comparativamente aos dias de semana normal o que pode levar a uma média de 10 gramas a mais no peso. Ao final de um ano, se os finais de semana forem adicionados à conta, pode-se chegar à 5 quilos na balança.
Feriados familiares são os piores dias para a dieta
De acordo com os pesquisadores a ingestão durante as festinhas de final de ano se equiparam, por exemplo, ao consumo de calorias consumidas em outros feriados familiares como o Dia do Trabalho e o Dia de Ação de Graças (uma data bastante importante nos EUA), ou a Páscoa no Brasil.
“Entender esses hábitos de alimentação fora da normalidade – algo que é ruim para quem está de dieta ou tentando manter o peso – é importante para deixá-los mais atentos ao problema”, diz Inman.
Além disso, é importante que as pessoas também estejam atentas aos seus hábitos alimentares e se conscientizem que “comer um pouquinho a mais” nessas datas festivas, pode ser o primeiro passo para não cumprir aquela promessa de Ano Novo, de tentar manter ou diminuir seu peso.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário