Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sete dicas para evitar que crianças se machuquem com brinquedos

Praticamente metade dos acidentes atingem os olhos, alerta oftalmologista

Na hora de comprar um brinquedo de presente, é comum considerar o preço, a beleza, o tamanho, as cores, a funcionalidade, mas quase ninguém imagina que ele pode acabar machucando a criança.
 
Nos Estados Unidos, de acordo com uma comissão de segurança do produto, mais de 250 mil acidentes provocados por brinquedos são tratados nas salas de emergência a cada ano. Praticamente a metade deles afeta o rosto, incluindo os olhos.
 
Brinquedos que vêm desmontados sempre podem causar problemas se a criança levar alguma parte à boca ou mesmo se uma peça se desprender e atingir os olhos. Já brinquedos de propulsão, como armas de ar, de água ou de jato de tinta, costumam fazer estragos. Abrasão da córnea, aumento da pressão ocular e até mesmo uma catarata traumática podem ocorrer devido a esse tipo de acidente — diz o oftalmologista Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Confira sete dicas de prevenção elaboradas pelo especialista:
1. Adultos precisam ter em mente que o presente deve corresponder à idade da criança. A maioria dos brinquedos traz a faixa etária indicada na embalagem.
 
2. O ideal é fugir dos brinquedos piratas e preferir marcas consolidadas no mercado. Confira a qualidade do material e o manual de uso (se houver). Peças em plástico rígido, por exemplo, podem se soltar facilmente e atingir a vista da criança ou de qualquer pessoa que estiver por perto.
 
3. Molas, dardos, arco e flecha, espadas, arminhas de pressão, carros de propulsão, bonecas desmontáveis e objetos pontiagudos têm alto potencial para provocar acidentes.
 
4. Ao dar produtos esportivos de presente, como bicicletas, skates, patins, raquetes e bolas, entre outros, garanta que a criança vai receber também os equipamentos de proteção, incluindo óculos plásticos;
 
5. Bebês, mesmo com brinquedos macios e arredondados, nunca devem ser deixados sozinhos na hora da brincadeira. Muitos acidentes ocorrem quando estão na banheira, no trocador, no sofá ou na cama dos pais.
 
6. Cuide para que a criança não se machuque ao receber o presente, já que grampos e partes pequenas costumam se desprender quando a embalagem é aberta com entusiasmo.
 
7. Não permita que os pequenos façam uso de tesoura ou faca na hora de abrir e montar os presentes. É sempre bom que um adulto possa auxiliar a criança na tarefa.
 
E se houve acidente?
Em caso de acidente envolvendo os olhos, a primeira recomendação é procurar um serviço de oftalmologia com urgência, para que possa ser realizado um exame mais minucioso.
 
Enquanto o paciente é levado ao médico, as contusões devem ser tratadas de pronto com compressas geladas, sem massagear ou esfregar os olhos.
 
Já em caso de perfurações, o ideal é colocar uma proteção ao redor dos olhos, como um copo plástico, sem fazer pressão no olho afetado.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário