
Pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA, descobriram que as mulheres que possuem altos níveis de carotenóides, compostos de nutrientes encontrados em frutas e legumes, no sangue, têm risco menor de desenvolver câncer de mama.
A pesquisa sugere que o efeito protetor é maior para o câncer de mama receptor de estrogênio negativo (ER-), que tendem a ser mais agressivos, têm pior prognóstico e menos opções de prevenção e tratamento.
Estudos anteriores já haviam ligado carotenóides ao menor risco de câncer de mama, mas com resultados mistos, dependendo do composto específico carotenóide avaliado.
Agora, os autores analisaram dados obtidos a partir de estudos que abrangem um total de 7 mil mulheres (3.055 com câncer de mama e 3.956 controles), e olharam para as ligações entre câncer de mama e os níveis totais de carotenóides circulantes, bem como os individuais.
Os resultados mostraram uma associação inversa estatisticamente significativa entre o risco de câncer de mama e os níveis circulantes de carotenóides totais e individuais. "Esta análise sugere que as mulheres com maiores níveis circulantes de alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína + zeaxantina, licopeno e carotenóides totais podem estar em risco reduzido de câncer de mama", afirmam os autores.
Eles não encontraram nenhuma ligação estatisticamente significativa para a beta-criptoxantina.
Os autores observam que encontraram ligações mais fortes foram para os cânceres de mama receptor de estrogênio negativo, e algumas evidências de que os carotenóides podem retardar também o crescimento de cânceres ER positivos.
"Uma dieta rica em carotenoides obtidos de frutas e vegetais oferece muitos benefícios à saúde, incluindo um possível risco reduzido de câncer de mama", ressaltam os pesquisadores.
Carotenóides na dieta
Carotenóides são pigmentos de cor amarela, laranja e vermelha encontrados em plantas. Os tipos que os pesquisadores analisaram neste estudo são os mais comuns nas dietas norte-americana, ou seja, alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina e licopeno.
Legumes amarelos e alaranjados, como cenoura e abóbora, são ricas fontes de alfa e beta-caroteno. Espinafre também é uma rica fonte de beta-caroteno, embora a clorofila nas folhas esconda o pigmento amarelo-laranja. Batata-doce e couve (um vegetal de folhas da família do repolho) também têm grandes quantidades de beta-caroteno. Os tomates são uma rica fonte de carotenoide.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário