Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Micose (Tinha)

A micose é uma doença de pele comum, principalmente entre
as crianças, mas pode afetar pessoas de todas as idades
Definição
A micose é uma infecção de pele causada por um fungo e pode afetar a pele do corpo (tinea corporis), do couro cabeludo (tinea capitis), da região da virilha (tinea cruris, também chamada de coceira de jóquei) ou dos pés (tinea pedis, também chamada de pé de atleta).
 
Normalmente, aparecem várias manchas de tinha na pele ao mesmo tempo.
 
Nomes alternativos
Dermatofitose; tinha; tinea
 
Causas, incidência e fatores de risco
A micose é uma doença de pele comum, principalmente entre as crianças, mas pode afetar pessoas de todas as idades. A infecção é causada por um fungo.
 
Muitas bactérias e fungos habitam o corpo humano. Alguns deles são benéficos ao organismo. Outros podem se multiplicar rapidamente e originar infecções. A micose ocorre quando um certo tipo de fungo cresce e se multiplica em qualquer parte da pele, do couro cabeludo ou das unhas.
 
Ela é contagiosa e pode ser transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto da pele ou de objetos contaminados como pentes, roupas sujas e pisos de piscinas e de chuveiros, por exemplo. Também é possível pegar micose através de animais de estimação que tenham o fungo. Os gatos são os portadores mais comuns.
 
Os fungos responsáveis por essa infecção se proliferam em regiões quentes e úmidas. A ocorrência de micose é mais provável quando há umidade frequente (suor, por exemplo) e pequenas lesões na pele, no couro cabeludo ou nas unhas.
 
Sintomas
 
Os sintomas da micose são:

- Manchas vermelhas, salientes e escamosas que coçam e podem se transformar em bolhas e vazar. As manchas costumam ter bordas bem definidas. Elas são mais vermelhas nas extremidades e apresentam o tom normal da pele no centro. Isso pode lembrar a aparência de um anel. A pele pode ficar mais escura ou clara do que o normal.
 
- Quando a área do couro cabeludo ou da barba é infectada, as manchas não têm pelos.
 
- Se as unhas são infectadas, elas ficam descoloridas, grossas e até mesmo descascar.
 
Sinais e testes
O diagnóstico da micose é feito primeiramente baseado na aparência da pele. Caso seja necessário a realização de testes, o fungo poderá ser visto como uma fluorescência quando a pele é examinada sob luz azul (denominada de luz de Wood) em uma sala escura.
 
Um diagnóstico mais definitivo pode ser realizado através de exame microscópico de células obtidas com a raspagem da região da pele infectada.

Tratamento
A micose geralmente responde bem a cuidados caseiros em até 4 semanas, sem a necessidade de consulta médica.
 
- Mantenha a pele limpa e seca
 
- Aplique produtos antifúngicos (talcos, loções ou cremes), disponíveis em farmácias e supermercados Aqueles que contêm miconazol, clotrimazol ou ingredientes similares são geralmente eficazes
 
- Enquanto estiver infectado, lave os lençóis e as roupas usadas para dormir todos os dias
Uma infecção persistente ou grave pode necessitar de tratamento médico. Caso o cabelo esteja infectado, pode ser necessário o uso de antifúngicos orais. Medicações antifúngicas vendidas sob prescrição médica, como o cetoconazol, são mais fortes que os produtos de venda livre e podem ser necessárias. Também pode ser preciso usar antibióticos para tratar infecções bacterianas relacionadas.
 
Animais domésticos infectados também devem ser tratados.
 
Evolução (prognóstico)
A medicação tópica costuma ter resultados satisfatórios no tratamento da tinha em até 4 semanas. Se a infecção for grave ou resistente (ou seja, não responde bem aos cuidados caseiros), ela responderá rapidamente ao uso de antifúngicos orais.
 
Complicações
- Disseminação da tinha para outras áreas
 
- Infecções de pele bacterianas
 
- Dermatite de contato ou outras doenças de pele
 
- Efeitos colaterais de medicações
 
Ligando para seu médico
Procure seu médico imediatamente caso haja qualquer sinal de infecção bacteriana que possa ter sido causada por coceira. Esses sinais consistem em inchaço, pele quente ao toque, piora súbita da vermelhidão das manchas, linhas vermelhas, pus, secreção e febre.
 
Ligue para o médico se:
 
- A micose atingir o couro cabeludo ou a barba.
 
- A pele não apresentar melhoras após 4 semanas de cuidados caseiros.
 
Prevenção
Para prevenir a micose:
  • Mantenha a pele e os pés limpos e secos.
  • Lave o cabelo regularmente, principalmente após cortar o cabelo.
  • Não compartilhe roupas, toalhas, escovas de cabelo, pentes, adereços de cabeça e outros objetos pessoais. Esses objetos devem ser completamente limpos e secos após o uso.
  • Use sandálias ou sapatos em academias, vestiários e piscinas.
  • Evite tocar em animais domésticos com manchas sem pelos.
 
Referências
Weinstein A. Topical treatment of common superficial tinea infections. Am Fam Physician. 2002; 65(10): 2095-2102.
Gupta AK. Treatments of tinea pedis. Dermatol Clin. 2003; 21(3): 431-462.
Pratte M. Common skin conditions in athletes. Clin Fam Pract. 2003; 5(3): 653.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário