Priorizar alimentos frescos e evitar os industrializados garantem vida mais saudável, diz especialista
A "dieta de detoxicação hepática" é utilizada como meio para limpar o fígado de toxinas após um exagero alimentar comum nas festas de fim de ano.
Entretanto, a doutora em Nutrição Humana, Regina Maria Vilela, professora da Universidade Federal do Paraná, explica que não há comprovação científica sobre o uso de tais dietas, muitas vezes divulgadas na mídia erroneamente.
De acordo com a especialista, a maioria delas indica a ingestão de somente água por um, dois ou até três dias. Depois destes dias de dieta líquida, o consumo de somente frutas e hortaliças e, algumas chegam a sugerir até 10 dias de dieta líquida e a compra de suplementos.
Para Regina, é possível manter uma dieta saudável que preserve o fígado sem se submeter a essas dietas.
Ela sugere algumas orientações básicas que garantem uma vida mais saudável, como priorizar alimentos frescos e evitar os industrializados que contenham excesso de açúcar, sal, gordura, conservantes e corantes.
Evitar enlatados e molhos (exceto o molho de tomate simples sem conservantes) e frios processados (queijo, presunto, salames, mortadela) e manter uma boa hidratação, de preferência com água.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário