Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dietas de detoxicação hepática são enganosas

Priorizar alimentos frescos e evitar os industrializados garantem vida mais saudável, diz especialista
 
A "dieta de detoxicação hepática" é utilizada como meio para limpar o fígado de toxinas após um exagero alimentar comum nas festas de fim de ano.
 
Entretanto, a doutora em Nutrição Humana, Regina Maria Vilela, professora da Universidade Federal do Paraná, explica que não há comprovação científica sobre o uso de tais dietas, muitas vezes divulgadas na mídia erroneamente.
 
De acordo com a especialista, a maioria delas indica a ingestão de somente água por um, dois ou até três dias. Depois destes dias de dieta líquida, o consumo de somente frutas e hortaliças e, algumas chegam a sugerir até 10 dias de dieta líquida e a compra de suplementos.
 
Para Regina, é possível manter uma dieta saudável que preserve o fígado sem se submeter a essas dietas.
 
Ela sugere algumas orientações básicas que garantem uma vida mais saudável, como priorizar alimentos frescos e evitar os industrializados que contenham excesso de açúcar, sal, gordura, conservantes e corantes.
 
Evitar enlatados e molhos (exceto o molho de tomate simples sem conservantes) e frios processados (queijo, presunto, salames, mortadela) e manter uma boa hidratação, de preferência com água.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário