Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Médico dá dicas para evitar e tratar dores comuns durante a gestação

As inúmeras alterações causadas pelo aumento dos níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo elásticos e com maior mobilidade e as articulações ficam mais soltas
 
Durante a gestação, é normal a mulher sentir dores ou desconforto por um curto período. As inúmeras alterações causadas pelo aumento dos níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo elásticos e com maior mobilidade e as articulações ficam mais soltas. Por isso, as gestantes sofrem com dores nas costas, quadris, joelhos e tornozelos.
 
Além disso, é possível a gestante apresentar dores abdominais que, no segundo trimestre da gravidez, contrações descoordenadas da musculatura uterina, no terceiro semestre, além de cólicas e dores pélvica nas últimas semanas.
 
Na verdade, sentir tais incômodos é normal, mas é importante observar com qual frequência e intensidade essas dores se manifestam. Se forem muito fortes, podem indicar algum problema de saúde e isso tem de ser levado ao médico.
 
De acordo com o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, é comum a ter dificuldade em realizar tarefas simples como agachar, sentar, andar ou virar de lado.
 
— Também é considerado normal, durante a gravidez, ela sofrer com transtornos de ordem circulatória (inchaços), osteoarticular (predisposição e lesões articulares), muscular (dores) e respiratória devido a alterações hormonais e o grande aumento do volume abdominal — explica o médico.
 
Ele ainda acrescenta que a dificuldade em se movimentar e as queixas de dores pioram no último trimestre da gestação. E é importante a paciente conhecer quais são as dores mais comuns para identificar os sintomas e identificar se algo está fora de controle.
 
Por tal motivo, o ortopedista lista os principais incômodos na gestação e dá dicas para minimizar o desconforto.
 
Dor nas costas: Costuma ser mais intensa do quinto ao sétimo mês de gestação. A gestante pode sentir dor na região lombar, localizada na região inferior das costas e dores nas pernas devido à contratura da musculatura ao longo da coluna. A intensidade piora se a mulher permanecer muito tempo sentada ou em pé.
 
Evite usar salto alto e coloque um travesseiro entre as pernas ao dormir de lado. Se for abaixar, dobre as pernas e não a coluna. Mantenha uma alimentação equilibrada para controle de peso.
 
Dor na panturrilha e tornozelos: Geralmente, surge após o segundo trimestre, por causa da tensão nas pernas causada pelo aumento do peso e acúmulo de líquido nas pernas, provoca um incômodo e sensação de peso nas panturrilhas principalmente no final do dia.
 
Realize alguns exercícios físicos e alongamentos para as pernas. Um deles é deitar e como um pano (toalha, fronha) apoiado na ponta do pé com o joelho esticado e tentar alongar a parte posterior da perna.
 
Dor sacro-ilíaca: ela acomete a articulação entre o sacro (final da coluna que se alarga) e a bacia, chamada de articulação sacro-ilíaca. A dor se estende para os glúteos e região posterior da coxa, não ultrapassando o joelho. Ela ocorre devido ao aumento de peso e alterações hormonais que podem sobrecarregar essas articulações.
 
Para prevenir as dores e desconforto durante a gestação, vale apostar em exercícios de fortalecimento da musculatura e diminuir o esforço nas crises de dor
 
Câimbras: A partir do terceiro trimestre, a barriga começa a pesar e a postura se altera para garantir equilíbrio. As pernas e as costas são as áreas mais afetadas nesse estágio.
 
Também é a fase que o bebê 'rouba' o cálcio da mãe aumentando as chances de a gestante sofrer câimbras.
 
Mantenha uma alimentação rica em cálcio, ingerindo leite e seus derivados ao menos três vezes por dia. Faça exercícios físicos, alongando os músculos antes e depois da atividade.
 
Dores nas articulações: É normal surgir sensação de dor ou dormência nas extremidades do corpo, sendo mais frequente nas mãos. Nessa fase, acontece um acúmulo de líquido nos compartimentos e, por esse motivo, alguns nervos podem ser comprimidos e atingir os dedos.
 
Controle o aumento excessivo de peso, faça exercícios regularmente e mantenha a postura adequada.
 
Dores nas pernas: O peso da barriga sobrecarrega o sistema cardiovascular da gestante e isso acarreta inchaços e dores nas pernas.
 
O sedentarismo não é saudável também nessa fase. Por isso, pratique atividades físicas, faça caminhadas e aposte em meias elásticas, de suave a média compressão, para diminuir os inchaços.
 
Outros incômodos: Além das dores musculares e articulares, as gestantes também podem sofrer de dor de cabeça, no estômago, na virilha, nos seios e na região pélvica.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário