Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Exercício melhora a percepção quanto ao corpo, independente da intensidade

Pessoas que não conseguem fazer exercícios durante longos períodos, não perdem peso, não ganham força muscular ou melhoram suas capacidades cardiovasculares se sentem tão bem quanto aquelas mais atléticas que treinam mais intensamente, diz Heather Hausenblas, pesquisadora da Universidade da Flórida, EUA.
 
O estudo, publicado no Journal of Health Psychology, é o primeiro a analisar sistematicamente os efeitos amplos da relação entre exercícios físicos e autoimagem corporal.
 
Na pesquisa, feita a partir de uma revisão científica de diversos artigos sobre o tema, Hausenblas descobriu que a maioria dos dados sobre a relação entre rotina de exercícios e satisfação com o próprio corpo não se traduziam em perda de peso ou ganho de força, ou seja, não haviam dados que comprovavam que uma melhor autoimagem condizia com um corpo realmente melhor.
 
“As pessoas podem pensar que estão mais saudáveis e achar que seus corpos estão melhores, mas não foi isso que encontramos”, diz Heather. “Isso pode sugerir que os efeitos psicológicos do exercício físico, incluindo aqueles relacionados à autoimagem, se diferem totalmente dos benefícios efetivos na saúde corporal.”
 
Outro dado revelado pela pesquisa foi que essas imagens positivas quanto ao corpo eram maiores nas mulheres que nos homens. “Isso provavelmente é causado pela ênfase nas imagens de corpos femininos que vemos na mídia. Nos homens esse fenômeno é mais recente e pode influenciar nos resultados”, diz.
 
Curiosamente, mulheres mais velhas se vêm melhor frente ao espelho após os exercícios. “Talvez as gerações mais novas se exercitem mais constantemente e não tenham se dado conta dessas diferenças no bem-estar do corpo”, sugere a autora.
 
A pesquisadora lembra também que, enquanto a frequência do exercício parece favorecer cada vez mais essas percepções positivas, a duração e intensidade parecem não proporcionar diferenças significantes. “Agora queremos saber se há algum tipo de exercício específico que possa trazer maiores benefícios à imagem corporal”, diz Heather.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário