Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Portugueses produzem coroas dentárias mais baratas e resistentes

José Maria Ferreira, responsável pelo Grupo de Processamento de Materiais Avançados do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA
Foto: UA
José Maria Ferreira, responsável pelo Grupo de Processamento
de Materiais Avançados do Departamento de Engenharia
de Materiais e Cerâmica da UA
Equipe afirma que segredo está nos materiais vitro-cerâmicos usados e na forma como eles são processados
 
Investigadores da Universidade de Aveiro, em Portugal, desenvolveram um novo material que supera em qualidade as coroas dentárias utilizadas nos dias de hoje.
 
O produto é mais barato, mais resistente e mais fácil de ser produzido quando comparado com os atuais materiais vitro-cerâmicos utilizados. O segredo está nos ingredientes usados e na forma como são processados, segundo os pesquisadores.
 
O material, igualmente produzido a partir da cristalização controlada de compostos vítreos, tem um processo de produção simplificado que reduz seu preço.
 
O novo produto "tem menos componentes, nomeadamente no que diz respeito aos óxidos, e resulta do tratamento térmico melhorado", explica o pesquisador José Maria Ferreira. O investigador garante que o material vitro-cerâmico é mais barato, por ser mais simples de fabricar e tem um desempenho superior ao material usado atualmente nas coroas dentárias.
 
"Testamos as composições dos materiais vitro-cerâmico que estão no mercado, as processamos da mesma maneira que os nossos e os resultados ficaram aquém dos obtidos com o nosso produto", observa Ferreira.
 
Quando algumas composições vítreas são tratadas a uma temperatura adequada, os átomos têm alguma mobilidade e conseguem encontrar os parceiros certos para formarem estruturas cristalinas que são mais rígidas e que conferem outras propriedades mecânicas ao conjunto. Para aplicações específicas, como é o caso das coroas dentárias, a equipe estudou e afinou o efeito dos componentes e otimizou-os de modo a maximizar as propriedades pretendidas.
 
"A novidade do processamento de materiais vitro-cerâmicos para o fabrico de coroas dentárias está na otimização das propriedades e na percepção de como estas dependem da composição. Temos um controle do produto final através da composição e o modo como é processada", conclui Ferreira.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário