Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Você sabe o que são alimentos detergentes?

O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias
Conheça dez alimentos que podem ajudar a manter a saúde da boca em dia
 
Uma boa higiene bucal está intimamente ligada a uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal.
 
Alguns alimentos, no entanto, são mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite e também à cárie: são os chamados alimentos detergentes. Como o próprio nome diz, esses alimentos têm características que os fazem funcionar como uma espécie de sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes.
 
“Eles são capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, combater as cáries e remover placas bacterianas”, explica o dentista Anderson Bernal.
 
Os considerados mais detergentes são aqueles com talos, como o aipo, brócolis, e couve-flor. A ação deles nos dentes é mecânica, ou seja, a limpeza é realizada por meio do atrito entre as fibras desses alimentos e os dentes. Da mesma forma, alimentos consistentes, como a cenoura, a pera, a melancia e o kiwi, também são indicados para essa finalidade.
 
“O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona um considerável aumento na produção da saliva e eleva o PH da boca, o que reduz acidez”, explica o dentista, especialista em estética e reabilitação oral.
 
Acelga, pepino e maçã completam a lista dos ingredientes que podem ajudar a manter a boca limpa, caso a escova de dentes e a pasta não estejam disponíveis no momento.
 
“Eles podem ajudar, mas nunca substituem uma limpeza bucal feita corretamente. O principal é realizar uma boa escovação, independente da marca da pasta de dente. Uma limpeza completa é composta pelas seguintes etapas: passar o fio dental, escovar os dentes e passar o fio dental”, ensina o dentista.
 
E se alguns alimentos podem ser aliados, outros com certeza podem ser inimigos de uma boca bonita e saudável. Balas, doces e chocolate, ou seja, tudo o que tiver muito açúcar tem grande potencial de estrago. O açúcar fermenta na boca e reduz o PH da saliva, deixando-a ácida e ideal para proliferação de bactérias.
 
“É necessário diminuir o consumo de refrigerantes entre as refeições, o café adoçado de hora em hora, adição de açúcar em qualquer suco de frutas, pois vai ter uma ação formadora de ácido e cáries”, orienta o especialista.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário