Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de maio de 2013

MP denuncia médica suspeita de receitar alta dose de adrenalina à criança

Rafaela morreu em janeiro, após receber superdosagem de adrenalina (Arquivo pessoal)
Rafaela morreu em janeiro, após receber superdosagem de adrenalina
Segundo o promotor Thiago Gomide Alves, Fernanda responderá pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar; Rafaela Luiza morreu após receber a adrenalina na veia
 
A Promotoria de Justiça de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida) fez uma denúncia para a 1ª Vara Criminal de Brasília contra a pediatra Fernanda Sousa Cardoso Lopes, acusada de prescrever uma dosagem excessiva de adrenalina para a menina Rafaela Luiza Formiga, de 1 ano e 7 meses. Segundo a denúncia, a menina morreu por causa do erro médico ao receber a alta dose na veia. De acordo com o promotor de Justiça Thiago Gomide Alves, a médica agiu “com imperícia, descumprindo as regras técnicas de sua profissão”, o que provocou a morte da criança.
 
O promotor de Justiça se valeu de investigações realizadas pelo MPDFT Ministério Público do Distrito Federal e do laudo de necrópsia realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). “Inicialmente, o perito do IML afirmou que a causa 'mais provável' da morte seria intoxicação adrenérgica. Por não ter sido conclusivo, fizemos questionamentos ao perito. As respostas foram aditadas ao laudo e nelas o IML concluiu que a superdosagem de adrenalina foi fatal”, afirmou Alves.

Segundo o promotor, Fernanda responderá pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A pena pode chegar a até quatro anos. “O Ministério Público pediu ainda a fixação do valor mínimo de R$ 135,6 mil para a reparação dos danos morais causados à família da vítima”, completou. Além do MPDFT, esse caso é investigado pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-DF).
 
Entenda o caso
Rafaela deu entrada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) com alergia e vermelhidão pelo corpo em 20 de janeiro deste ano. De acordo com a família da criança, a pediatra Fernanda Sousa teria receitado uma superdosagem de medicamento para controlar os sintomas.

Minutos após ter recebido a medicação, a menina apresentou piora no quadro e foi transferida para o para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Santa Maria. Na tarde do dia 23 de janeiro, Rafaela teve cinco paradas cardíacas e não resistiu.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário