Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os malefícios das frituras: por que elas são tão prejudiciais ao organismo?

Os malefícios das frituras: por que elas são tão prejudiciais ao organismo? Lucio Sassi/Agencia RBS
Foto: Lucio Sassi / Agencia RBS
Quando o óleo é submetido a altas temperaturas, transforma-se
 numa gordura maléfica para a saúde
Excesso no seu consumo desencadeia cansaço, mal-estar, dores de cabeça e falta de energia
 
Um hambúrguer apetitoso acompanhado de batata frita, um salgadinho de festa daqueles irresistíveis ou até mesmo a praticidade de um bife na frigideira pode se tornar um fator de risco à sua saúde ao longo dos anos.
 
O excesso de fritura na alimentação aumenta a chance do surgimento de doenças cardiovasculares, pois quando o óleo é submetido a altas temperaturas, transforma-se em uma gordura maléfica para a saúde, entupindo as artérias e causando sérios danos.
 
De acordo com a médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia Anna Bordini, para garantir a longevidade e qualidade de vida é necessário evitar ao máximo consumir frituras.

— O ideal é evitar ao máximo esses alimentos que necessitam da fritura em seu modo de preparo, pois o consumo da mesma pode causar diversos problemas relacionados à saúde. Dê preferência aos alimentos assados, grelhados e preparados no vapor — recomenda a médica.

Os principais problemas relacionados com estes tipos de gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.

— A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência a insulina, o que desencadeia cansaço, mal-estar, dores de cabeça e falta de energia — explica Anna.

Mesmo que se utilize óleo de boa qualidade para fritar os alimentos ele pode ser prejudicial à saúde. O processo de fritura faz alterações químicas no óleo, que o transforma em gordura saturada, causadora de diversas doenças. Se você vai fritar a comida é indicado usar óleos de soja, canola, milho e girassol. O azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.

Depois do preparo do alimento, jamais guarde o óleo na própria frigideira dentro do forno para reutilizar depois. Segundo a especialista, o ideal é usar o produto, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente, como uma garrafa PET, para encaminhá-lo a um ponto de reciclagem.

Troque as frituras pelos grelhados
Uma opção para livrar-se dos males das frituras é substituí-las pelos grelhados. Peixe, frango e cortes mais finos de carne são indicados para a grelha, pois são de cozimento rápido. Assim, os nutrientes dos alimentos são preservados, o que não acontece com as frituras. Mas não é preciso riscar de vez do cardápio a fritura. É permitido consumir esses alimentos, mas com cautela.

— As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom evitar a famosa combinação bife frito com batatas fritas — conclui.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário