Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como os pais devem lidar com o terror noturno

Como os pais devem lidar com o terror noturno Stock Xchng/Stock Xchng
1% a 6% das crianças costumam apresentar o distúrbio
Crises acontecem durante a noite e não deixam lembranças, mas preocupam a família
 
Medo e angústia são alguns sentimentos vivenciados pelas crianças ao adormecerem. Os pesadelos invadem suas noites e as amedrontam ao despertar. Quando se discute “terror noturno”, a sensação é outra — sem causa elucidada, esse distúrbio não proporciona lembranças ou vestígios de seu acontecimento.
 
Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga clínica, explica:
 
— Geralmente a criança ou adolescente acometidos do terror noturno acorda abruptamente, senta-se na cama com expressão de terror e ansiedade, olha para o vazio, realiza gestos descoordenados, pode andar e pular, gritar e chorar. O episódio pode vir acompanhado de taquicardia, sudorese ou respiração rápida. Após o evento, volta a dormir.
 
A duração pode variar de segundos até 20 minutos, aproximadamente. E sua manifestação é mais frequente entre crianças de 4 a 12 anos.
 
— Um pequeno número de crianças (1% a 6% das crianças) costuma apresentar este distúrbio — relata a psicóloga Eliana de Barros Santos.
 
— A ocorrência diminui com a idade, sendo que menos de 1% dos adultos apresentam este distúrbio do sono.
 
A preocupação dos pais quando o episódio se inicia é imediata. Contudo, ambas profissionais aconselham a não intervir no momento da crise. É necessário assegurar que a criança não se machuque. Assim como aos que sofrem com o sonambulismo, o quarto do indivíduo precisa ser um lugar muito bem estruturado:
 
— Não deve haver obstáculos e um cuidado grande com o acesso a escadas e janelas deve ser observado — diz Eliana.
 
Sendo uma manifestação benigna, o terror noturno não representa riscos para o desenvolvimento do indivíduo.
 
— Não há tratamento — informa Ana Cássia.
 
— O que existe é um suporte à família, visto causar grande preocupação. Em alguns casos raros lança-se mão de alguma medicação.
 
As causas do distúrbio ainda são desconhecidas. Entretanto, crianças muito ansiosas ou até depressivas, apresentam com mais frequência esse mal. Para minimizar os impactos, é importante que ela busque evitar a inquietação e o estresse cotidiano.
 
— Não se tem conhecimento de que possamos agir de forma a evitar as crises, mas uma boa relação familiar e a segurança oferecida à criança em seu ambiente certamente contribuem para que ela se sinta bem. É muito importante manter uma rotina adequada de sono; dormir cedo e no horário e reduzir a agitação antes do sono — conclui a psicóloga.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário