Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Medicamento anti-HIV reduz risco de infecção pelo vírus em usuários de drogas

Usuários de drogas injetáveis apresentaram risco 49% menor
de infecção por HIV com o uso diário de remédios antirretrovirais
Usuários de drogas injetáveis apresentaram risco 49% menor de infecção por HIV com o uso diário de remédios antirretrovirais. As drogas, originalmente usadas no tratamento de pessoas com HIV para combater a replicação do vírus, foram testadas como medida preventiva em pacientes com alto risco de contágio.
 
"É um grande passo para a prevenção do HIV", disse Jonathan Mermin, diretor do centro norte-americano de controle e prevenção de doenças, que apoiou a pesquisa. O estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica "Lancet" foi realizado com mais de 2.400 usuários de drogas injetáveis em Bancoc, na Tailândia.
 
Testes anteriores apontam que o risco de infecção também pode cair 44% em homens que fazem sexo com homens, 62% em pacientes heterossexuais e 75% em casais com um dos parceiros infectados com HIV quando os medicamentos são usados de maneira preventiva.
 
Infecções entre usuários de drogas, como a heroína, representam 8% dos novos casos de contágio nos Estados Unidos e cerca de 10% das novas infecções por HIV no mundo.
 
Durante o estudo, metade dos pacientes tomou placebo (pílulas sem efeito no organismo) e a outra parte recebeu o medicamento. Todos foram instruídos sobre métodos de prevenção e receberam preservativos, além do teste mensal de HIV. Foram registradas 17 infecções entre as pessoas sob efeito da medicação e 33 entre os pacientes que não tomaram as drogas.
 
"A introdução da profilaxia pré-exposição na prevenção do HIV deveria ser considerada como um componente adicional das estratégias que incluem troca de seringas, distribuição de camisinhas e testes de infecção", explicou Salim Abdook Karim, da Universidade de Columbia, em Nova York, ao comentar a publicação da revista científica.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário