Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Câncer na infância aumenta chances de ter doenças crônicas

Os adultos que sobreviveram a um câncer quando crianças têm mais probabilidade de desenvolver doenças crônicas, revelou um estudo publicado nesta terça-feira no JAMA ("Journal of the American Medical Association").
 
A análise, realizada em um universo de mais de 1.700 adultos sobreviventes de um câncer infantil, diagnosticados e tratados entre 1962 e 2001, revela uma prevalência de doenças crônicas acumuladas de 95,5% aos 45 anos e de 93,5% aos 35 anos.
 
Aos 45 anos, 80,5% sofriam de uma doença relacionada a alguma incapacidade.
 
Os pesquisadores do Hospital Infantil Saint Jude, no Tennessee, e da Faculdade de Medicina da Universidade do Tennessee (EUA) constataram que os problemas observados mais frequentemente se relacionavam com as funções pulmonares, auditivas, do sistema glandular, de reprodução, neurocerebral e do sistema cardíaco.
 
Aos 50 anos, 81,3% sofriam de mau funcionamento pulmonar; 86,5% de surdez; 76,8% de mau funcionamento da hipófise, a glândula que desempenha um papel-chave no sistema endócrino; e 21,6% de cardiopatia, como resultado da diminuição da alimentação sanguínea do coração por obstrução dos vasos.
 
Entre os problemas cardíacos, 83,5% dos casos estavam relacionados às válvulas cardíacas.
 
Nas mulheres, 31,9% sofriam de uma deficiência nos ovários, e 40,9% desenvolveram um câncer de mama, acrescentaram os autores da pesquisa.
 
As anomalias hepáticas, do esqueleto e dos rins eram menos frequentes com uma taxa inferior a 20% no grupo estudado.
 
"As terapias para curar os cânceres infantis produziram uma população crescente de adultos com um risco elevado de desenvolver problemas de saúde que parecem aumentar com a idade", escrevem os autores do estudo.
 
"A prevalência dos efeitos tóxicos ligados ao câncer, ou ao seu tratamento nas crianças não foi bem estudada e requer mais pesquisa", acrescentam.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário