Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Perda de peso nas primeiras semanas de vida é comum, afirma especialista

Perda de peso nas primeiras semanas de vida é comum, afirma especialista Stock.Xchng/Stock.Xchng
Diferentemente do que algumas mães pensam, o bebê não
necessita de complementação alimentar na fase inicial da vida
Suplementação alimentar deve seguir indicação e acompanhamento médico
 
O Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê e a amamentação até os dois anos de idade ou mais. O colostro, como é conhecido o leite da primeira mamada da criança, é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido. É ele que irá proteger o bebê de infecções e viroses.
 
— O colostro é rico em proteínas, anticorpos, sais minerais e imunoglobulinas. Por isso, é considerado a primeira vacina do recém-nascido — explica a neonatologista Ana Marily Soriano.
 
Diferentemente do que algumas mães pensam, o bebê não necessita de complementação alimentar na fase inicial da vida.
 
— Algumas mães se preocupam com a perda de peso dos filhos nas primeiras semanas, questionando a necessidade de complementar a alimentação deles. Contudo, essa é uma fase natural do recém-nascido, independentemente dele estar mamando bem ao seio materno — esclarece.
 
A médica acrescenta que o colostro tem em sua composição pouca gordura, o que otimiza a perda de 10% do peso em relação ao nascimento. Por isso, a inclusão de fórmulas para a alimentação dos bebês deve seguir indicação e acompanhamento médico.
 
— Essa suplementação alimentar é indicada quando a perda de peso for superior a 10% ou quando a criança não recupera o peso após os 15 dias de vida. Outro critério de indicação é quando os bebês fazem parte de grupos de risco como, prematuros, filhos de mãe diabética, mães com mamoplastia ou prótese de silicone — completa a especialista.
 
Após um período de cinco a sete dias, o colostro passa por uma transição, tornando-se um leite maduro. O denominado “leite maduro” é mais rico em gordura, o que irá efetivamente engordar o bebê e aumentar a sensação de saciedade. O uso de suplementação durante a amamentação estimula o desmame precoce, pois a mamadeira apresenta uma facilidade maior de sucção em relação ao seio materno.
 
— Estimular o aleitamento materno em livre demanda é uma atitude benéfica para o desenvolvimento das crianças, pois quanto mais o bebê sugar, mais estimulará a descida do leite e sua transição do colostro para o leite maduro — destaca Marily.
 
A neonatologista ressalta que apesar de ser um processo natural, a amamentação nem sempre é fácil. Algumas mães podem ter mais dificuldade.
 
— Toda criança deve ter acompanhamento mensal com o pediatra para, entre outras coisas, verificar a curva de peso. Apenas o pediatra pode identificar o risco nutricional e indicar o uso de fórmulas — conclui.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário