Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Benefícios do yoga para o tratamento da osteoporose

Benefícios do yoga para o tratamento da osteoporose Roberto Scola/Agencia RBS
Foto: Roberto Scola / Agencia RBS
Diferente da maioria das atividade de peso-rolamento,
a yoga não causa danos à cartilagem
Além de melhorar a resistência óssea, praticar o exercício também aumenta a força, refina o equilíbrio e promove a calma
 
São muitos os estudos que atestam que a yoga pode melhorar ou contribuir para o tratamento da osteoporose, doença que afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Assim como a musculação e a prática de exercícios aeróbicos, que podem ajudar a manter o problema sob controle, a yoga apresenta diversos efeitos positivos, como a redução da dor lombar e da pressão arterial, melhora da coordenação e postura e aumento da espessura das camadas corticais do cérebro.

Segundo o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, idealizador da 6ª Caminhada de Combate à Osteoporose, a yoga é um exercício que não oferece perigos que levam à artrose, ou seja, ao desgaste das articulações.

Isso porque o exercício é isómetrico e de sustentação de peso, o que melhora a resistência óssea. Além disso, a prática também melhora a força, refina o equilíbrio e promove a calma.

— Diferente da maioria das atividade de peso-rolamento, a yoga não causa danos à cartilagem, bem como não leva à osteoartrite, outro perigo do envelhecimento — afirma o especialista.

Nem todos os exercícios são benéficos
Além de atingir tanto homens como mulheres, a osteoporose é responsável por 50% das fraturas de quadril em pessoas com mais de 55 anos. Mas cuidado: nem todo o exercício é bom para pessoas que sofrem desse mal.

Segundo Lanzotti, a prática extenuante de exercícios aeróbicos apresenta sérias desvantagens, já que movimentos como bater o pé no chão e flexionar os quadris e os joelhos provocam impactos negativos na coluna.

— A atividade aeróbica de alto impacto, e até mesmo pular corda — que foi recentemente recomendada para osteoporose — podem levar diretamente à artrose — alerta o médico.

Mova-se contra a osteoporose!
Segundo Sergio Lanzotti, além da yoga, alguns exercícios podem ser ótimas opções para tratar e prevenir a osteoporose. Confira:

— Exercícios com pesos, que promovem tensão muscular, podem aumentar a densidade óssea em jovens em até 8% ao ano. Um treinamento de musculação cuidadoso também pode ser bastante benéfico para as pessoas de meia-idade e idosos, especialmente mulheres

— Longas caminhadas rápidas e regulares melhoram a densidade óssea e a mobilidade. Mas lembre-se: a maioria dos idosos deve evitar exercícios aeróbicos de alto impacto — como a ginástica aeróbica — pois eles aumentam o risco de fraturas osteoporóticas

— Exercícios voltados para o fortalecimento das costas podem ajudar a prevenir fraturas no futuro, além de serem benéficos para a melhora da postura, reduzindo a cifose (corcunda), mesmo em pessoas que apresentam condições severas da doença

—  Exercícios de baixo impacto que melhoram a concentração, o equilíbrio e a força também são recomendados, como o tai chi chuan, que pode ajudar a diminuir o risco de quedas.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário