Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Médico esclarece principais dúvidas sobre dores nas costas

Médico esclarece principais dúvidas sobre dores nas costas Mike Ryan/Morguefile
A dor nas costas é o segundo motivo mais comum para
 levar as pessoas ao médico
Para ajudar a evitá-las, é importante entender os fatores de risco mais comuns, os tratamentos e as estratégias preventivas
 
A dor nas costas é uma condição patológica bastante comum, e acomete até 80% dos adultos. Para ajudar a evitá-las, é importante entender os fatores de risco mais comuns, os tratamentos e as estratégias preventivas. Para ajudar a responder essas perguntas, confira a entrevista feita com o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira, especialista em coluna.

A dor nas costas pode ir embora por conta própria?

Dr. Cezar Oliveira — Às vezes. A dor nas costas é o segundo motivo mais comum para levar as pessoas ao médico, perdendo apenas para gripes e resfriados. Mas, na maioria das vezes, ela vai embora por conta própria, sem a necessidade de qualquer intervenção médica.

Normalmente, tomar um analgésico e/ou um antinflamatório, juntamente com a redução da atividade por um ou dois dias, pode fazer com que a dor vá embora sozinha.

Quais são as causas mais comuns para o surgimento?

Oliveira —
Na maioria dos pacientes, a dor nas costas é muitas vezes causada por tensão muscular ou espasmos. As alterações degenerativas nos ossos, nas articulações e nos ligamentos também podem contribuir para os sintomas. Causas menos comuns incluem a compressão do nervo ou uma vértebra fraturada.

Tanto a obesidade, quanto o tabagismo podem contribuir para as alterações degenerativas que levam à dor nas costas. Estar acima do peso causa mais estresse sobre a coluna vertebral, podendo provocar o avanço das alterações degenerativas. Já fumar reduz o fornecimento de sangue para os ossos da coluna, causando degeneração acelerada.

O que pode ser feito para prevenir?

Oliveira — Apesar da coluna ser um sistema muito complexo de ossos, nervos, músculos, discos e outros tecidos, mantê-la saudável é possível. Bem no topo da lista de recomendações estão fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, manter o peso corporal em bons níveis e procurar manter uma postura corporal adequada ao utilizar aparelhos eletrônicos ou ao levantar objetos pesados.

Além disso, é importante fortalecer os músculos das costas e manter os ossos saudáveis, tomando cálcio e vitamina D.

Quando é recomendável consultar um médico?

Oliveira — Se a sua dor nas costas é grave e interrompe a sua capacidade de fazer atividades normais, persiste por mais de dois meses, ou se você desenvolveu dor ou fraqueza nas pernas, procure um médico. Na maioria das vezes, os sintomas podem ser tratados com medicamentos, e a dor melhora ao longo das semanas.

Que tipo de exames o médico pode pedir para diagnosticar a causa?

Oliveira — A grande maioria das pessoas, cerca de 90% delas, que sofre com dor nas costas, melhora sem tratamento ou com o uso de anti-inflamatórios, prática de exercícios físicos orientados e fisioterapia. Mas quando é necessário fazer exames, normalmente o médico começa com um raio-X para determinar se existe uma fratura.

Se você tiver sintomas de dor, fraqueza ou dormência nas pernas, o médico pode pedir uma ressonância magnética para garantir que não há compressão da medula espinhal e das raízes nervosas.

Quando a cirurgia é necessária?

Oliveira — A compressão dos nervos espinhais ou da medula espinhal, causada pela hérnia de disco ou pela estenose lombar são os diagnósticos mais comuns que podem exigir uma cirurgia.

A estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral, podendo levar à compressão dos nervos que saem da coluna vertebral. Pessoas com estenose frequentemente experimentam dor nas pernas, nas coxas e nas costas, como resultado dos nervos comprimidos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário