Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Saiba o que o crescimento da próstata pode causar à saúde

Saiba o que o crescimento da próstata pode causar à saúde  Jefferson Botega/Agencia RBS
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS
De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de
 Urologia (SBU) com mais de 10 mil homens em 11 estados
brasileiros, 65% deles têm indícios de próstata aumentada
Urologista do Hospital Israelita Albert Einstein enumera dez dicas sobre o problema, prevenção e tratamentos
 
A partir dos 50 anos, uma condição torna-se bastante comum entre os homens, o crescimento da próstata. Esta pequena glândula, de apenas 15 gramas e responsável pela produção do esperma, chega a pesar de 30 a 120 gramas com o passar do tempo. Essa condição, chamada de hiperplasia prostática, é a doença mais comum na próstata. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com mais de 10 mil homens em 11 estados brasileiros, 65% deles têm indícios de próstata aumentada. No mundo, o número chega a 72%.
 
— A hiperplasia prostática é um inchaço da glândula que obstrui parcial ou totalmente a uretra. A doença começa silenciosa, sem alardes, aumentando aos poucos a frequência de urinar. Com o tempo, pode causar dor e a sensação de que a bexiga nunca se esvazia. Casos graves levam o homem à retenção ou incontinência urinária ou até a insuficiência renal — explica o urologista Sandro Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Vera Cruz.
 
Veja abaixo dez dicas sobre a condição, seu tratamento e prevenção:
 
— A chance de apresentar hiperplasia benigna dobra a cada década do homem. É a doença mais comum da próstata.
 
— A hiperplasia prostática prejudica a qualidade de vida do homem e muda sua rotina, afetando o desempenho no trabalho, no humor, no casamento, na vida sexual. O principal sintoma é o aumento da frequência para urinar.
 
— Algumas condições favorecem o crescimento da próstata: fatores genéticos, diabetes, obesidade e tabagismo. Ter uma vida saudável, com alimentação equilibrada e sem cigarro, podem ajudar a diminuir as chances de apresentar o problema. É importante também procurar o urologista com frequência após os 40 anos.
 
— O diagnóstico é feito pela história clínica e toque retal. O ultrassom e o estudo urodinâmico são necessários em alguns casos.
 
— A dificuldade, segundo o especialista, é que a hiperplasia benigna ainda é negligenciada.
 
— Há muitos casos de subdiagnóstico. Não temos dados estatísticos no Brasil, mas estima-se que, de seis milhões de pessoas que precisariam receber atenção ao problema, apenas 300 mil estão em tratamento — ressalta Faria.
 
— O crescimento da próstata não evolui para o câncer de próstata. São patologias concomitantes, como enfisema e câncer de pulmão.
 
— Não há nada comprovado que uma taça de vinho por dia ou alimentos como tomate e castanha ajudem a prevenir a doença na próstata.
 
— Casos mais leves são tratados com medicamento e, de acordo com o especialista, 30% dos pacientes precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata, que pode ser tradicional — de ressecção transuretral convencional para retirada fragmento da próstata pela uretra, ou a laser, que vaporiza a próstata.
 
— O tratamento mais avançado no Brasil atualmente é a cirurgia a laser, não invasiva, sem limite para o volume de próstata.
 
— O tratamento com laser verde é um avanço para pacientes com doenças do coração, que precisam utilizar drogas anticoagulantes e antes não tinham alternativas de cirurgia. Como o sangramento é mínimo, não há necessidade de suspender o medicamento.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário