Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Saiba como driblar os riscos dos alimentos contaminados por ratos

Saiba como driblar os riscos dos alimentos contaminados por ratos André Feltes/Agencia RBS
Foto: André Feltes / Agencia RBS
É importante lavar as embalagens ao chegar do supermercado,
especialmente latas de bebidas
Além de água e sabão, as embalagens devem ser higienizadas com uma solução de água sanitária em água
 
Os ratos são responsáveis pela transmissão de 55 doenças e é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a contaminação, principalmente por alimentos. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de um lote de catchup de uma marca famosa. A medida ocorreu seis meses depois que a PROTESTE Associação de Consumidores identificou pelos de roedores em uma amostra do produto, o que casou furor em todo país.
 
— É natural que fatos como esse tenham grande repercussão. Os ratos formam uma rede global e subterrânea de transmissão de doenças — lembra o biomédico Roberto Martins Figueiredo.
 
Apoiando-se em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o especialista lembra que mais de 55 enfermidades podem ser transmitidas dos ratos para seres humanos. As mais comuns são leptospirose, tifo, salmonelose, hantavirose e a febra da mordida do rato, ou febre da mordedura do rato.
 
Esta última é uma infecção ocasionada por bactérias transmitidas pelo animal. Ao contrário do que o nome sugere, a transmissão não se dá somente pela mordida dos roedores. Outra forma comum de contrair a doença é a ingestão de alimentos contaminados com a saliva desses animais. O agente causador dessa doença é a bactéria Streptobacillus moniliformis, encontrada na cavidade oral e na garganta de ratos.
 
Por sua vez, a leptospirose é uma infecção provocada por uma bactéria presente na urina dos ratos, que causa febre, dores e hemorragias. No Brasil a doença infecta milhares de pessoas todo ano e é um dos maiores riscos decorrentes de enchentes.
 
Tomando alguns cuidados dá para diminuir consideravelmente os riscos de contaminação por doenças transmitidas por ratos. Quando um alimento industrializado contiver no interior de sua embalagem algo estranho, o melhor é evitar seu consumo e procurar um médico ou agente sanitário.
 
O lado de fora das embalagens também pode representar riscos. Ao chegar do supermercado com as compras, é prudente lavar as embalagens de alimentos antes de colocá-las na despensa. Tome cuidado especial com as latas de bebidas, especialmente refrigerantes e cervejas.
 
— Assim como outras embalagens, elas podem ter sido contaminadas durante a armazenagem e conter microrganismos maléficos. Todo cuidado é pouco, pois muita gente leva as latinhas diretamente à boca — diz Figueiredo.
 
Além de água e sabão, as embalagens devem ser higienizadas com uma solução de água sanitária em água — na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário