Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Maioria é contra farmacêutico receitar remédio, diz pesquisa

Seis em cada dez pessoas não aprovam a resolução do Conselho Federal de Farmácia que autoriza o profissional da área a receitar remédios, segundo pesquisa do ICTQ (instituto de pós-graduação para farmacêuticos).
 
Entre os entrevistados, 61% disseram não concordar com a medida e 39% afirmaram que são favoráveis.
 
Foram ouvidas 2.650 pessoas em 16 capitais.
 
"O resultado revela que o brasileiro desconhece o papel do farmacêutico na saúde. Parte da população não sabe nem sobre a formação do profissional", afirma Marcus Vinicius Andrade, diretor-executivo do instituto.
 
A resolução, aprovada no fim de agosto, vai liberar o farmacêutico para prescrever remédios que não precisem de receita médica ou quando já exista diagnóstico prévio.
 
"É um avanço. O conselho faz bem o papel dele de tentar dar mais força à classe", diz Sérgio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (associação das farmácias e drogarias).
 
O Conselho Federal de Farmácia não quis comentar.
 
A entidade informou que o texto da resolução está em fase de ajustes e será publicado no "Diário Oficial da União" até o fim deste mês.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário