Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entenda como é o processo de doação de medula

Tire suas dúvidas sobre como é feita a medula óssea e como ajudar

Voluntária faz o exame de sangue para se tornar doadora de medula óssea Alisson Gontijo / Futura Press Pedro Fernandes Carvalho

A doação de medula óssea é uma ação que ainda gera dúvidas, o que muitas vezes impede que um número maior de pessoas se tornem doadoras no Brasil. De acordo com a Ameo (Associação da Medula Óssea), mais de 60% dos pacientes não possuem pessoas compatíveis na família e precisam encontrar novos meios para obter uma doação 100% compatível.

Para falar sobre o assunto e tirar as dúvidas sobre como é feito todo o processo, o Portal da Band entrevistou a hematologista da Santa Casa de São Paulo e representante da Ameo, Ana Cyinira.

Segundo ela, a medula é um tecido encontrado no interior dos ossos, que tem a função de produzir células sanguíneas, como glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias) e plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo e protegem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Algumas doenças do sangue, como a anemia aplástica grave ou a leucemia, são tratadas com um transplante de medula óssea. Confira abaixo as respostas da hematologista para esclarecer melhor o tema:

Band: Como é feita a doação de medula óssea?
Ana Cynira: A doação pode ser feita de dois modos: o primeiro deles pela coleta direta da medula óssea, que é feita por meio de uma agulha especial e uma seringa na região da bacia do doador. Com uma anestesia geral e uma pulsão na bacia é possível recolher a medula direto no osso.

A outra forma é através do separador celular. Nesse processo é aplicada uma medicação por cinco dias que estimula a produção das células-mãe, que migram da medula para as veias. Após a migração elas são separadas e colhidas pelo equipamento. Alguns doadores reclamam de dores no corpo, muito semelhante a uma gripe, mas nada que impeça o retorno da rotina em pouco tempo.

Mas antes da doação em si, os dados do doador são enviados para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), do Inca (Instituto Nacional de Câncer), para que sejam cruzados com os dos pacientes. Caso haja compatibilidade com alguém, o doador é convocado para realizar o processo de doação.

O que é preciso para se tornar um doador?
Todo doador é avaliado clinicamente antes para ver o seu estado de saúde, sangue e se ele tem condições de realizar o procedimento. O doador faz praticamente um check-up, que é possível ver qual doador é compatível com cada receptor. Geralmente o grau de compatibilidade é sempre maior quando a doação é feita por um familiar. O voluntário precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em um bom estado de saúde.

Quais são as principais dificuldades do processo para doação?
A avaliação antes da doação é algo que mais assusta o doador, isso por ter que realizar uma série de exames, como doação de sangue, análise de pressão, etc. Claro que o centro cirúrgico e a anestesia também assustam, mas muito menos.

Quais são os cuidados após a doação de medula óssea?
O doador faz um acompanhamento de 48 horas após o processo. Algumas pessoas chegam a precisar de monitoramento por até uma semana, mas também existem aquelas que querem e estão dispostas a trabalhar logo no dia seguinte. Cada um tem um efeito diferente em relação à doação, como dor e emocional. Mas não há riscos à saúde do doador.

E o receptor, como recebe a transfusão de medula?
A transfusão da medula normalmente é tranquila. Após o procedimento, o paciente passa por um processo de aceitação e adaptação, sendo em um longo período de acompanhamento médico. Depois o receptor precisa ser acompanhado intensamente no primeiro ano, mas a frequência diminui com o passar do tempo.

Como incentivar a doação de medula óssea?
Ainda falta um pouco de estímulo para ver o que aconteceu com as pessoas que doaram medula óssea. Existe uma dificuldade de mostrar como o doador fica mais tranquilo, pois sabe que fez uma boa ação e ajudou a salvar uma vida. Se os depoimentos de quem passou pelo processo fossem amplamente divulgados, seria muito mais fácil conseguir novos doadores.

Como está a situação de doação de medula no Brasil?
A nossa estrutura ainda é muito recente e também ainda falta um pouco mais incentivo e investimento, como no caso leis e acomodações para quem recebe e doa a medula. Também precisamos que as campanhas para incentivar a doação sejam intensificadas, pois só dessa forma as pessoas vão entender o processo e vão perder o medo de ajudar.

Veja onde se cadastrar para realizar a doação de medula óssea
Entenda como é todo o processo
Fonte Band
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário