Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Anvisa aprova venda de nova droga contra hepatite C no Brasil


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na segunda-feira (25) a comercialização do antiviral boceprevir, do laboratório MSD (Merck Sharp & Dohme), para tratamento da hepatite C.

O medicamento deve ser usado em terapia tripla, ou seja, em combinação com o tratamento disponível hoje, que usa as drogas peginterferon e ribavirina.

O novo medicamento impede a replicação do vírus causador da doença. É indicado para portadores do genótipo 1 do HCV que nunca foram tratados e para os que não tiveram sucesso com o tratamento atual.

O antiviral aumenta em duas a três vezes as chances de cura destes grupos, respectivamente.

Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, diz que "o remédio chega em um momento oportuno, mas ainda não será definitivo."

"O remédio precisa ser usado três vezes por dia, o que totaliza quase 20 comprimidos contando os outros remédios. O paciente precisa ser bem educado e motivado."

Paraná lembra que a droga pode potencializar os efeitos colaterais do peginterferon e da ribavirina, como anemia e distúrbios gastrointestinal. "Sozinho, ele já provoca mudança no paladar."
Segundo o laboratório MSD, a droga deve estar à venda em três meses, mas ainda não há data oficial.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário