Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Einstein investe R$ 385 mil em sistema de aquecimento solar

Com o objetivo de reduzir o consumo de gás natural, o Hospital Albert Einstein, São Paulo, investiu R$385 mil em um sistema de aquecimento solar.

Segundo a instituição, como resultado da instalação de um sistema conjunto de 70 metros quadrados de placas coletoras de radiação solar em diferentes setores das unidades Morumbi e Vila Mariana, a redução do consumo de gás natural chega a 30%.

Desta forma, é possível reduzir o valor de sua conta de gás e, com isso, pode liberar recursos para outros investimentos.

De acordo com o hospital, o sistema é de alta eficiência e composto por tubos de vidro a vácuo, que apresenta rendimento superior ao sistema tradicionalisso ocorre .

E ressalta que isso ocorre em função dos tubos de vidros a área de aproveitamento da radiação solar consegue ser superior, até 90%, sem perdas de energia durante o dia. Isso porque o sistema continua absorvendo temperatura durante o movimento de rotação do sol.

Edifício verde

O Hospital Israelita Albert Einstein é certificado com o selo LEED Gold pela U.S. Green Building Council, que prestigia o desempenho de edifícios sustentáveis (verdes). O certificado foi dado ao Pavilhão Vicky e Joseph Safra, parte da Unidade Morumbi, no fim de 2010. O prédio de 40 mil metros quadrados torna-se o maior edifício com nível de certificação Gold do mundo voltado à assistência à saúde.

Segundo a instituição, a certificação é importante por se tratar de um edifício hospitalar e lembra que algumas ações importantes realizadas na área ambiental a partir de 2009 foram, por exemplo, a substituição de vasos sanitários para reduzir o consumo de água, troca das torneiras da cozinha e instalação de redutores de vazão nos pontos finais, adoção de redutores de vazão nas torneiras e chuveiros, reaproveitamento do calor dos equipamentos de ar condicionado para preaquecimento da água do chuveiro e opção por fontes de energia de menor emissão de gases de efeito estufa.

LEED

A qualificação de um edifício certificado LEED pode ser obtida em quatro níveis: Certified, Silver, Gold e Platinum. Na avaliação Gold, são priorizados os seguintes pontos: reduções no consumo de água e energia; cuidados na utilização de materiais, em função do seu conteúdo e características de emissão de poluentes; respeito à vizinhança durante a obra e na implantação do edifício; diminuição da carga sobre as redes de drenagem de águas pluviais da cidade; alta qualidade e controle do ar interno; e redução do efeito de ilha de calor na região.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário