Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Portugal: Deixam cateter dentro de pulso de criança

Uma menina de dois anos ficou com um cateter alojado no pulso esquerdo depois de ter sido assistida no Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), em Bragança. O hospital já abriu um inquérito interno.

A denúncia é feita pelo pai da bebé. "A minha filha entrou nas Urgências na madrugada de sexta-feira [22 de Julho] com um quadro de febre alta, tosse e expectoração. Ficou internada e durante a manhã foi transferida para a Pediatria, onde recebeu antibióticos por via venosa, através de um cateter", conta ao CM Paulo Peres.

Quando a filha teve alta no final da manhã e lhe foi retirado o penso do pulso, Paulo Peres percebeu que algo não estava bem. "Reparei que parte do cateter não tinha saído com a gaze, que tinha sangue", diz.
Após insistir com a enfermeira, o homem pediu uma radiografia, que veio revelar que, de facto, e para choque dos pais, o tubo estava no interior do pulso da criança. A menina foi transferida de imediato para o Hospital de S. João, no Porto, para o serviço de cirurgia vascular.

Após duas horas de cirurgia, os médicos também não conseguiram retirar o cateter. "O objecto, demasiado fino, estava difundido com os tecidos do pulso e a sua remoção poderia causar problemas", adianta Paulo Peres. A criança terá agora de aguardar que o tubo seja absorvido pelo organismo. Caso contrário, poderá criar uma infecção no pulso, pelo que terá de ser submetida a uma nova cirurgia.

Para já, a menina não apresenta complicações de saúde, mas os pais querem apurar junto do hospital se houve negligência médica ou algum defeito de fabrico do cateter. O director clínico do CHNE, Sampaio da Veiga, adiantou que já foi instaurado um inquérito para apurar o que aconteceu.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário