Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Anvisa inclui mefedrona na lista de drogas ilícitas

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu incluir a mefedrona na lista de substâncias proscritas, nesta terça-feira. A decisão partiu de pedido da Polícia Federal.

Com isso, ela passa a ser considerada uma droga ilícita, assim como a maconha e a cocaína. A comercialização está proibida no país e passará a ser crime assim que a resolução for publicada.

A publicação no "Diário Oficial da União" deve acontecer nos próximos dias.

A mefedrona é usada na produção de uma droga sintética, capaz de provocar euforia, hipertensão e delírio, além de levar os usuários à dependência em um curto espaço de tempo. O produto é vendido na internet como sal de banho.

Segundo dados da Polícia Federal, a nova droga sintética provoca os mesmos efeitos da cocaína e do ecstasy.

Em dezembro do ano passado, a União Europeia aprovou a proibição da substância.

De acordo com um estudo do centro de referência europeu sobre a droga que a Comissão Europeia (órgão executivo da UE) menciona, a mefedrona "causa dependência e seu consumo pode derivar em problemas graves de saúde".

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário