Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Síndromes Sensibilidade Central: fibromialgia

L.L.Kindler e colaboradores do Centro de Estudos da Dor Integral, da Universidade da Flórida, em Gainesville tentaram analisar os dados das áreas de enfermagem, reumatologia, odontologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia e ortopedia para avaliar as semelhanças ou contestações nas síndromes de dor crônica estudado por cada especialidade.
 
Uma busca de literatura foi realizada através da literatura usando a fibromialgia , disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, bexiga irritável ou cistite intersticial, dor de cabeça, somatização, dor lombar crônica, dor cervical crônica, síndromes funcionais etc Cada termo foi associado com a fisiopatologia e ou de uma sensibilização nervosa central.
 
A literatura existente apresenta uma considerável sobreposição na causa desses diagnósticos. Dada o enfoque psicossomático através do qual muitos desses transtornos são vistos, a demonstração de ligações baseadas em evidências apóia a origem comum entre esses transtornos.
 
Segundo os autores a denominação de Síndromes Sensibilidade Central representa uma nomenclatura emergente mais adequada que poderia ser adotada por pesquisadores que investigam cada uma destas perturbações. Além disso, um paradigma comum seria útil na promoção da informação cruzada entre os pesquisadores.
 
Os cientistas e os clínicos poderiam transmitir de maneira mais eficaz a compreensão e o tratamento da fibromialgia e outras desordens comuns da dor crônica através de uma apreciação das causas compartilhadas.

Fonte :: Pain Manag Nurs. 2011 Mar;12(1):15-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário