Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SP: Estado vai receber R$18,8 mi para construção de UPAS


Ao todo o estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora

O estado de São Paulo vai receber um repasse de R$ 18,8 milhões, para a construção de dez UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). ). As unidades que serão construídas nos municípios de Americana, Franca, Lins, Mococa, terão porte I, com até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, cada uma.

As unidades que serão construídas nas cidades de Jandira, Sorocaba, Tatui e Votorantim terão porte II, com até 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes, cada uma. E as unidades que serão construídas em Franca e Diadema terão porte III, com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas, cada uma

Ao todo o estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).

 As UPAs 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. E funcionam como unidades intermediárias aos hospitais, ajudando a desafogar os prontos-socorros. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.

 Ao todo o Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.

As novas UPAs estão distribuídas em 47 municípios. Elas se somam as outras 478 UPAs já habilitadas em todo o país. Ao todo, 113 já estão em funcionamento e outras 99 estão previstas para serem inauguradas até o final de 2011.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário