Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cirurgia da catarata


Dentro do olho existe uma lente que se chama cristalino A catarata é umaopacificação ( deixa de ficar transparente) do cristalino e acomete, principalmente, pessoas acima de 60 anos de idade. A partir dessa faixa etária é que a doença tem a maior prevalência, acometendo cerca de 50% das pessoas dessa idade na população em geral.

A catarata é causada pela idade, a absorção de raios solares amarelos, lesões por traumatismos nos olhos ou medicamentos, sendo que o principal sintoma é que embaça a visão, limitando as atividades simples do dia-a-dia. Em casos agudos pode causar uma cegueira que é reversível.

 Na fase inicial, a catarata pode ser atenuada através do uso de lentes corretivas. Entretanto, com a progressão da doença, a cirurgia se faz necessária para que seja recuperada a qualidade da visão.

Anos atrás a cirurgia da catarata era uma cirurgia extremamente invasiva, com cortes de aproximadamente 10mm, requerendo internação de mais de uma semana, cinco a seis pontos para fechar a incisão e causava diversas consequências. Hoje, com apenas um corte de 2mm, e sem sutura, é possível reverter situações em que a visão esteja sensivelmente prejudicada.

A técnica minimamente invasiva, já é consagrada e tem se apresentado com uma ótima opção. O método utiliza anestesia local, aplicada na forma de colírio, e a principal vantagem é a inserção de uma lente dobrável. Muitas vezes, os pacientes nem precisam usar óculos depois. O retorno às atividades é em torno de três dias.

A catarata é dividida em congênita, traumática ou por radiação. Devido à opacificação do cristalino (lente ocular), os portadores passam a apresentar como sinais da doença os seguintes sintomas:
  • Visão turva, borrada ou embaçada;
  • Grande dificuldade para enxergar à noite;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Percepção de aura em torno de pontos de luz;
  • Necessidade de luzes fortes para conseguir ler adequadamente;
  • As cores ficam amareladas.

A.Behndig e colaboradores de varios Hospitais da Suecia fazem uma revisão de um milhão de cirurgias de catarata do Registro Nacional Sueco de Catarata das cirurgias realizadas de 1992-2009 que representa 95,6% das cirurgias realizadas na Suécia durante esse periodo. A taxa de cirurgia de catarata aumentou 4,47 para 9,00 cirurgias por 1000 habitantes.

A idade média dos pacientes aumentou até 1999, mas tem diminuido lentamente desde então. Acuidade visual pré-operatória tem aumentado de forma constante. A distribuição entre os sexos se manteve estável até 2000, após o qual a proporção de mulheres diminuiu lentamente. O registo mostrou os bons resultados da cirurgia. Endoftalmite ( inflamação do olho devido a cirurgia diminuiu de 0,10% para menos de 0,040%.

Fonte :: J Cataract Refract Surg. 2011 Ago; 37:1539-45

Nenhum comentário:

Postar um comentário