Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pesquisa revela que usuários têm dependência emocional da internet

Divulgação, Stock Photos / Desafio de passar 24 horas sem internet foi comparado a ficar sem fumar pelos participantes

Um novo estudo sobre o impacto da internet na vida das pessoas descobriu que usuários consideram ficar um dia desconectados tão difícil quanto parar de fumar ou beber. A extensão da "dependência digital" — constatada como emocional pelos resultados — foi revelada pela Intersperience, instituição britânica especialista em pesquisa de consumo. O projeto intitulado "Digital Selves" entrevistou mais de mil indivíduos entre 18 e 65 anos.

O objetivo da pesquisa era descobrir como a internet afeta a maneira como se vive, a influência e as mudanças que ela está promovendo nos relacionamentos, na comunicação, nos hábitos de compra, na vida familiar e profissional dos usuários.

O estudo, que também envolveu uma pesquisa qualitativa, propôs aos entrevistados passar um dia inteiro (24 horas) desconectados. Mais da metade (53%) deles se sentiu chateado com a perspectiva de ficar longe da web. O desafio, além de ser comparado por alguns aos vícios de fumar e beber, foi considerado por um participante como "ter a mão decepada", enquanto outro chamou a experiência de "meu maior pesadelo".

Um número significativo de pessoas burlaram o desafio ligando a televisão ou o rádio por não considerá-los "tecnologia".  Outros aceitaram participar, mas deixaram os celulares no modo silencioso em vez de desligá-los, porque isso seria, segundo eles, ainda que por apenas um dia, "inconcebível".

Muitos participantes acharam extremante difícil resistir à tentação, especialmente aqueles que têm na comunicação online grande parte de sua interação social. Um total de 40% das pessoas se sentiram solitárias por não estarem participando das redes sociais, trocando emails ou mansagens de texto.

Pessoas mais jovens, que tendem a ser "usuários pesados" das mídias sociais e do SMS, encontraram mais dificuldade em ficar desconectados do que as pessoas com mais de 40 anos.

Contudo, 23% dos participantes reagiram positivamente à perspectiva de ficar sem internet e afirmaram que se sentiriam "livres".

Segundo o diretor-executivo da Intersperience Paul Hudson, a internet está cada vez mais difundida na sociedade atual, que já entrou completamente na Era Digital.

— Nossa pesquisa mostra a abrangência da dominação que ela alcançou, influenciando vários aspectos da vida cotidiana — diz.

Hudson acrescentou ainda que a instituição pretende realizar um novo estudo abordando exclusivamente o comportamento de menores de crianças e adolescentes em relação a web.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário