Um estudo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga revelou que o “bypass” gástrico metabólico pode levar ao desaparecimento da diabetes tipo 2.
Em comunicado, o ICBAS explica que no estudo feito em doentes obesos - desenvolvido por investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira) - é demonstrado que “a cirurgia bariátrica conduz a uma elevada taxa de desaparecimento da diabetes tipo 2 e melhora o controlo metabólico nos casos em que a doença persiste”.
A cirurgia bariátrica é “o tratamento mais eficaz da diabetes tipo 2 em doentes obesos com Índice de Massa Corporal superior a 35 kg/m2, estando associada a taxas de desaparecimento da doença que variam consoante a técnica utilizada”.
“A diabetes tipo 2 está fortemente associada ao excesso de peso e 60 a 70 por cento dos doentes diabéticos são obesos. Dieta, exercício e medicamentos antidiabéticos continuam a ser os componentes chave para o tratamento da diabetes tipo 2. No entanto, apesar da terapêutica médica adequada, a glicemia tende a aumentar com os anos de duração da doença, refletindo a progressiva deterioração da função pancreática”, explica o mesmo documento.
A investigação foi feita em 94 doentes com diabetes tipo 2 que após um acompanhamento médio de 2,6 anos perderam 69 por cento da taxa de peso.
“A taxa de desaparecimento da diabetes, definida pela normalização dos níveis de glicose e ausência de tratamento com fármacos antidiabéticos, foi de 92 por cento aos dois anos e 100 por cento aos três, uma percentagem superior aos 84 por cento que estão descritos para o bypass clássico”, acrescenta.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário