Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sarampo na gravidez

Varicela ou sarampo durante a gestação pode ser associada com doenças graves tanto para a mãe como ao recém-nascido.

A pneumonia na mãe durante a vigência da varicela deve ser considerada como uma emergência medica, uma vez que as mulheres grávidas correm o risco de vida pelo comprometimento respiratório que pode levar ao óbito.

A varicela materna nos primeiros e segundo trimestres da gravidez pode causar a síndrome da varicela congênita pode ocorrer em cerca de 2% dos casos.

Os sintomas característicos dessa síndrome consistem nas lesões típicas na pele na distribuição do dermátomo, defeitos neurológicos, doenças oculares e anomalias esqueléticas.

Se a mãe desenvolve erupções da varicela entre os dias 4 antes do parto e dois dias após o parto, surge a varicela neonatal generalizada levando à morte em cerca de 20% dos casos das crianças afetadas.

A herpes zoster normal não foi associado com pneumonia materna, defeitos de nascimento ou problemas no período perinatal. Com base no quadro clínico as conseqüências das infecções pelo vírus varicela-zoster durante a gravidez traz muitos dilemas eticos e medicos para a mãe e o medico.

P.Bozzo e colaboradores pediatras canadenses afirmam que as mulheres grávidas podem tomar a combinação da vacina contra o sarampo (contra varicela), caxumba e rubéola pois são vacinas de vírus vivos atenuados, e não são contra-indicados durante a gravidez Não há evidências de que há aumento do risco de malformações, síndrome da rubéola congênita, ou síndrome da varicela atribuível a estas vacinas. As vacinas contra o tétano são compostos de partículas infecciosas ou toxóides e não causam maior risco para o feto em desenvolvimento.

Fonte :: Can Fam Physician. 2011 May;57(5):555-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário